Por Washington Luiz de Araújo, jornalista –
Livraria Zaccara, SP, entrega sua encomenda em todo o Brasil, sem cobrar frete e utiliza outras formas de atendimento
Um dos meus “remédios” eficazes contra ansiedade é a leitura. Minha companheira Carmola, quando me vê ansioso, andando para um lado e para o outro, com a cara enfiada no celular, nos pouco mais de 100 metros que nos cabem, diz: “Washington, vá ler”. E eu, sempre obediente e adorando leitura, sigo o conselho. Pois bem, ontem me ligou o Lúcio Zaccara, amigo livreiro aqui no bairro de Perdizes, em São Paulo.
O casal Lúcio e Cris, fundou a livraria em 1982, ainda quando namoravam e lá está no batente até hoje. São livreiros raros, daqueles que param para ouvir sobre o livro que você está procurando, mesmo quando não se sabe bem o que quer. E dá-lhe um cafezinho, uma boa música aboletado num confortável sofá até chegar no livros ou nos livros ideais, ou nos discos.
Batemos um bom papo no celular. Aliás, o que tenho conversado pelo celular com pessoas que há tempos não conversava…. Bom, e ele me disse como tem funcionado a rotina de trabalho da Livraria Zaccara nestes tempos de quarentena de coronavírus.
Com a casa fechada, têm feito reformas e continuam fazendo o que fazem há 38 anos, vendendo livros. Colocaram na prática formas para continuar atendendo os seus clientes.
Um delas é uma espécie de “drive trhu” de livros. Funciona assim: o cliente liga para o Lúcio e a Cris, escolhe o livro, paga pelo cartão de crédito, vai na porta da livraria, esta é aberta e o livro, devidamente embalado, é colocado na entrada. Sempre alertando a clientela de que saia de casa devidamente aparamentado contra o coronavírus.
Outra a forma vem de uma parceria com a editora Companhia das Letras. Caso, o cliente queira um livro daquela
casa editorial, o frete sai gratuitamente, entregue pelos Correios. Mas, atenção, a não cobrança de frete é exclusiva para livros da Companhia das Letras. Entrega em todas as localidades do país.
O Bem Blogado não sabe de outras livrarias que estejam trabalhando com formas alternativas para a venda de livros. Quem souber, por favor, nos comunique para divulgarmos.
Serviço:
Aqui vão os dados do Lúcio Zaccara:
loja@livrariazaccara.com
ZAP 011 98338-5960
011 3872-3849
Rua Cardoso de Almeida, 1.356 – Perdizes, São Paulo, Capital – pertinho da PUC.