Reportagem do FT confirma golpismo criminoso de Bolsonaro e cúpula militar

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A reportagem do Financial Times, publicada nesta quarta-feira, 21 de junho, é devastadora e definitiva.

Por Miguel do Rosario, compartilhado da Revista Fórum




Bolsonaro e militares, ao final de 2022 (após a derrota).Créditos: Marcos Corrêa/PR)

Sim, Bolsonaro, seus jagunços e muambeiros militares quiseram dar um golpe no Brasil.

A reportagem do Financial Times, publicada nesta quarta-feira, 21 de junho, é devastadora e definitiva.

O texto traz provas contundentes, alinhavando fatos e discursos registrados amplamente pela mídia com entrevistas exclusivas com fontes em on e off da cúpula do establishment estadunidense. Como é comum, diplomatas e servidores já aposentados aceitam dar o nome, e alguns ainda em serviço preferiram falar anonimamente.

Diante de material tão farto, vale a pena inclusive ignorar, como pueris, alguns cacoetes imperialistas presentes no artigo, sobretudo o final, onde uma das fontes, Tom Shannon, ex-alto funcionário do Departamento de Estado, diz que há “ressentimento” em Washington por Lula não “reconhecer o que fizemos”, ou seja, que os EUA ajudaram a evitar um golpe. Isso é besteira de Shannon, porque a própria reportagem mostra que as autoridades americanas, a começar por Biden, tiveram muito cuidado para que seus esforços em defesa da democracia brasileira fossem os mais discretos possíveis. Se tiveram esse cuidado, seria apenas grosseria antidiplomática, por parte do governo brasileiro, romper essa discrição e fazer qualquer gesto público de agradecimento.

De qualquer forma, reitero, é uma peça histórica e uma bomba política no colo de Bolsonaro, porque reforça as acusações de que o ex-presidente e os oficiais militares mais próximos tinham intenções criminosas contra a soberania popular!

O artigo descreve uma visita do então vice-presidente Hamilton Mourão aos Estados Unidos, em julho de 2022, quando participou de almoço privado com investidores. Shannon, que estava presente, conta que havia muita preocupação com as falas de Bolsonaro e a possibilidade de um golpe militar. Mourão tentou debelar esses receios, mas deixou escapar, num comentário feito ao próprio Shannon, quando se despediam, que também estava “muito preocupado”. Mourão tentou negar a conversa, mas a essa altura é difícil acreditar nele.

Todas as manifestações públicas do governo Biden de apoio ao processo eleitoral brasileiro nasceram de receios muito concretos, discutidos pelo setor de inteligência americano, de que Bolsonaro pudesse tentar uma ruptura democrática. Houve uma decisão política, vinda diretamente da Casa Branca, de mandar todas as mensagens possíveis, embora de maneira discreta, ao governo Bolsonaro e às instituições brasileiras, de que os Estados Unidos “não tolerariam” um golpe. Como o acesso direto a Bolsonaro era difícil, pois o então presidente via suas relações com os EUA mais como uma relação com Trump (diz o artigo), a administração Biden adotou a estratégia de manter contato constante com os aliados mais próximos de Bolsonaro, ou que eles entendiam que tinham mais acesso a ele, além de ocuparem posições políticas determinantes, como é o caso do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Isso explicaria – é o que a reportagem sugere – a assertividade e prontidão de Lira a ser um dos primeiros homens da cúpula do poder da República a declararem apoio ao resultado das urnas, após o segundo turno.

A reportagem do FT é um desastre jurídico para Bolsonaro, porque chegou às vésperas do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se iniciou nesta quinta-feira.

O poder judiciário brasileiro tem agora ainda mais argumentos não apenas para cassar os direitos políticos de Jair Bolsonaro, como para metê-lo em cana por um bom tempo!

O artigo original, em inglês, pode ser lido aqui. Tem um pdf aqui também.

Em função da importância histórica desse texto, tomamos a liberdade de traduzi-lo para o português. Segue abaixo:

A discreta campanha dos EUA para defender as eleições no Brasil

No meio de amplas especulações sobre uma tentativa de golpe, a administração Biden pressionou políticos e generais a respeitar o resultado

Por Michael Stott em Londres, Michael Pooler e Bryan Harris em São Paulo

Enquanto o Brasil se preparava para realizar uma eleição presidencial em outubro passado, muitos governos ao redor do mundo observavam o voto com uma crescente sensação de apreensão.

O titular da extrema direita, Jair Bolsonaro, flertava abertamente com a subversão da democracia do país. Ele atacou o processo eleitoral, alegando que as máquinas de votação eletrônica usadas pelas autoridades brasileiras eram confiáveis e pedindo cédulas de papel. Ele insinuou constantemente o risco de a eleição ser roubada, ecoando alegações feitas por Donald Trump nos EUA.

Mas, no final, a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva em outubro foi aceita sem desafio sério por Bolsonaro e o veterano político de esquerda foi empossado em 1º de janeiro.

O fato de a eleição não ter sido seriamente contestada é um testemunho da força das instituições do Brasil. Mas também foi em parte o resultado de uma campanha discreta de pressão de um ano do governo dos EUA para instar os líderes políticos e militares do país a respeitar e salvaguardar a democracia, que não tem sido amplamente divulgada.

O objetivo era transmitir duas mensagens consistentes aos generais inquietos no Brasil e aos aliados próximos de Bolsonaro: Washington era neutro em relação ao resultado da eleição, mas não aceitaria nenhuma tentativa de questionar o processo de votação ou o resultado.

O Financial Times conversou com seis ex-funcionários ou atuais dos EUA envolvidos no esforço, bem como com várias figuras institucionais brasileiras chave, para montar a história de como a administração Biden se envolveu no que um ex-alto funcionário do Departamento de Estado chama de “muito incomum” campanha de mensagens nos meses que antecederam o voto, usando canais públicos e privados.

Todos se esforçaram para sublinhar que a maior parte do crédito por salvar a democracia do Brasil diante do ataque de Bolsonaro pertence aos próprios brasileiros e às suas instituições democráticas, que se mantiveram firmes diante dos desafios extraordinários de um presidente empenhado em reter o poder.

“São as instituições brasileiras que realmente garantiram que as eleições acontecessem”, diz um alto funcionário da administração dos EUA. “O que era importante era que transmitíamos as mensagens corretas e mantínhamos a disciplina política.”

Os EUA tinham um claro incentivo geopolítico para querer demonstrar uma capacidade de influenciar os eventos na região. Há muito tempo a potência dominante na América Latina, viu sua influência ser corroída nos últimos anos por uma presença chinesa crescente.

A administração também tinha uma motivação mais direta. Após a insurreição de 6 de janeiro pelos apoiadores de Trump no Capitólio em Washington tentando derrubar os resultados da eleição de 2020, o presidente Joe Biden se sentiu muito forte sobre qualquer tentativa de Bolsonaro de questionar o resultado de uma eleição livre e justa, dizem funcionários dos EUA.

A campanha não estava sem risco. Os EUA têm sido frequentemente criticados na região por interferir em seus assuntos internos; em 1964 Washington apoiou um golpe militar no Brasil que derrubou o governo do presidente de esquerda João Goulart e inaugurou uma ditadura de 21 anos.

Esses eventos alimentaram um longo ceticismo dos EUA entre a esquerda brasileira, incluindo Lula, que em 2020 disse que Washington estava “sempre por trás” dos esforços para minar a democracia na região.

A administração Biden teve que encontrar uma maneira de transmitir sua mensagem sem que os EUA se tornassem uma bola política em uma eleição fortemente contestada.

A solução foi uma campanha concertada, mas não anunciada, em várias partes do governo dos EUA, incluindo o exército, a CIA, o Departamento de Estado, o Pentágono e a Casa Branca. “Foi um envolvimento muito incomum”, diz Michael McKinley, ex-alto funcionário do Departamento de Estado e ex-embaixador no Brasil.

“Foi quase um ano de estratégia, sendo realizado com um objetivo muito específico em mente, não para apoiar um candidato brasileiro em detrimento de outro, mas fortemente focado no processo [eleitoral], em garantir que o processo funcionasse.”

Apoio ao processo eleitoral

O esforço começou, segundo o ex-alto funcionário do Departamento de Estado Tom Shannon, com a visita do conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, ao Brasil em agosto de 2021. Uma declaração da embaixada disse que a visita “reafirmou o longo relacionamento estratégico entre os Estados Unidos e o Brasil”, mas Sullivan saiu de seu encontro com Bolsonaro preocupado, segundo Shannon.

“Bolsonaro continuou a falar sobre fraude nas eleições dos EUA e continuou a entender seu relacionamento com os Estados Unidos em termos de seu relacionamento com o presidente Trump”, diz Shannon, que também é um ex-embaixador dos EUA no Brasil e mantém contatos próximos no país.

“Sullivan e a equipe que foi com ele chegaram à conclusão de que Bolsonaro era totalmente capaz de tentar manipular os resultados eleitorais ou negá-los como Trump fez. Então houve muito pensamento sobre como os Estados Unidos poderiam apoiar o processo eleitoral sem parecer estar interferindo. E é assim que começa.”

Quando a temporada eleitoral começou, o Brasil era um barril de pólvora político. O país estava profundamente dividido entre Bolsonaro, um ex-capitão do exército e aliado próximo de Trump, e Lula, um ícone de esquerda cujas realizações na redução da pobreza em seus primeiros dois mandatos foram ofuscadas por uma condenação por corrupção e uma pena de prisão. Lula foi libertado mais cedo e sua con

denação foi posteriormente anulada por motivos processuais.

Os riscos para a democracia brasileira estavam claros em um país com uma história moderna de ditadura militar. Bolsonaro tinha idealizado o regime que governou o Brasil de 1964 a 1985, e em seu primeiro mandato tinha coberto as forças armadas e a polícia de elogios e dinheiro, aumentando seus orçamentos e entregando posições-chave do governo a oficiais militares em serviço.

Em agosto de 2021, ele ordenou que tanques passassem pelo congresso e pelo supremo tribunal em uma parada no dia em que os legisladores estavam votando em sua proposta, finalmente fracassada, para restabelecer as cédulas de papel.

Alguns generais estavam desconfortáveis com as tentativas de Bolsonaro de politizar uma instituição que tentou ficar fora da política desde que devolveu o poder aos civis em 1985 e estavam preocupados com os riscos do exército sair da constituição. Hamilton Mourão, vice-presidente de Bolsonaro, foi um deles.

Shannon lembra de uma visita de Mourão a Nova York para um almoço privado com investidores em julho passado, enquanto as tensões estavam altas. Depois de afastar perguntas sobre os riscos de um golpe, repetindo que estava confiante de que as forças armadas do Brasil estavam comprometidas com a democracia, Mourão entrou em um elevador para sair e o ex-embaixador se juntou a ele.

“Quando a porta estava fechando, eu disse a ele: ‘Você sabe que sua visita aqui é muito importante. Você ouviu das pessoas ao redor da mesa sobre suas preocupações. E eu compartilho essas preocupações e, francamente, estou muito preocupado. Mourão se virou para mim e disse: ‘Eu também estou muito preocupado’.” O porta-voz de Mourão recusou-se a comentar.

Votação eletrônica

Naquele mesmo mês, Bolsonaro lançou formalmente sua candidatura à reeleição. “O exército”, disse ele a seus apoiadores, “está do nosso lado”.

Alguns dias antes do anúncio da campanha, o presidente redobrou esforços para lançar dúvidas sobre o processo eleitoral. Ele convocou cerca de 70 embaixadores para uma reunião em Brasília e fez uma apresentação questionando a confiabilidade do sistema de votação eletrônica do Brasil. O país ajudou a pioneirar a votação eletrônica em 1996 e é a única nação do mundo a coletar e contar votos inteiramente digitalmente.

Agora, Bolsonaro estava sugerindo que as máquinas estavam propensas a fraudes. Alarmados, os funcionários dos EUA decidiram que precisavam intensificar sua campanha de mensagens. Bolsonaro, eles raciocinaram, havia envolvido a comunidade internacional na controvérsia da máquina de votação ao chamar a reunião e Washington agora precisava deixar suas opiniões ainda mais claras.

No dia seguinte, o Departamento de Estado emitiu um endosso incomum ao sistema de votação, dizendo que “o sistema eleitoral capaz e testado ao longo do tempo do Brasil e as instituições democráticas servem como um modelo para as nações do hemisfério e do mundo”.

“A declaração dos EUA foi muito importante, especialmente para o exército”, diz um alto funcionário brasileiro. “Eles recebem equipamentos dos EUA e fazem treinamento lá, então ter boas relações com os EUA é muito importante para o exército brasileiro… A declaração foi um antídoto contra a intervenção militar.”

Uma semana depois, o secretário de Defesa Lloyd Austin usou uma visita a uma reunião de ministros da Defesa regional em Brasília para enviar uma mensagem clara. As forças militares e de segurança precisavam estar sob um “forte controle civil”, disse ele em um discurso.

Em particular, Austin e outros funcionários expuseram ao exército brasileiro as consequências de apoiar qualquer ação inconstitucional, como um golpe. “Haveria ramificações negativas significativas para a relação militar a militar bilateral se eles fossem fazer algo e eles precisavam respeitar o resultado da eleição”, diz um alto funcionário da administração.

O reforço adicional da mensagem para a alta cúpula do Brasil veio da General Laura Richardson, chefe do Comando Sul dos EUA, que abrange a América Latina, durante visitas em setembro e novembro de 2021, disseram funcionários. O chefe da CIA, William Burns, também veio e disse à administração Bolsonaro para não mexer nas eleições.

“O secretário de Defesa, o chefe da CIA, o conselheiro de segurança nacional todos visitaram em um ano de eleição”, diz McKinley. “Isso é usual? Não, não é”.

Os EUA também prestaram alguma ajuda prática ao processo eleitoral, ajudando a superar dificuldades na cadeia de suprimentos para obter componentes, especialmente semicondutores, necessários para

a fabricação de novas máquinas. O ex-embaixador dos EUA no Brasil, Anthony Harrington, conseguiu usar conexões dentro da fabricante de chips Texas Instruments para, segundo ele, “distinguir as necessidades de semicondutores e dar prioridade ao impacto nas eleições democráticas”.

O Departamento de Estado dos EUA e alguns altos funcionários brasileiros também pediram às autoridades taiwanesas que dessem prioridade à necessidade do Brasil por semicondutores fabricados pela Nuvoton, uma empresa taiwanesa, que são usados nas máquinas de votação, de acordo com duas fontes.

Ao mesmo tempo em que os EUA estavam conduzindo sua própria campanha de mensagens, figuras-chave nas instituições do Brasil estavam realizando suas próprias reuniões privadas com chefes militares para tentar convencê-los a permanecer dentro dos limites da constituição e alertar no exterior sobre os riscos de um golpe. Alguns dos envolvidos falaram com o Financial Times, pedindo anonimato devido à sensibilidade das discussões. Muitos ainda preferem evitar qualquer menção a seus papéis.

Um alto funcionário brasileiro que esteve intimamente envolvido lembra que o ministro da Marinha de Bolsonaro, o almirante Almir Garnier Santos, foi o chefe militar mais “difícil”. “Ele estava realmente tentado por uma ação mais radical”, diz o funcionário. “Então tivemos que fazer um monte de trabalho de dissuasão, o Departamento de Estado e o comando militar dos EUA disseram que rasgariam os acordos [militares] com o Brasil, desde treinamento até outros tipos de operações conjuntas”.

Em um jantar tenso em agosto com chefes militares que durou até as duas da manhã, figuras civis-chave tentaram convencê-los de que as máquinas de votação não estavam manipuladas contra Bolsonaro e que eles deveriam respeitar a eleição.

O momento foi crucial: Bolsonaro estava pedindo demonstrações em massa em seu apoio no Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro. Garnier não respondeu aos pedidos de comentário.

Luís Roberto Barroso, um juiz do Supremo Tribunal que na época chefiava o tribunal eleitoral do Brasil, diz que também desempenhou um papel na solicitação da declaração do Departamento de Estado dos EUA.

“Eu pedi [a Douglas Koneff, então embaixador interino dos EUA no Brasil] algumas vezes… por declarações sobre a integridade e credibilidade de nosso sistema de votação e a importância de nossa democracia”, lembra Barroso. “Ele fez uma declaração, e mais do que isso, ele fez com que o Departamento de Estado fizesse uma declaração apoiando a democracia no Brasil e a integridade do sistema.”

A embaixada dos EUA se recusou a comentar detalhes de reuniões confidenciais realizadas durante o período eleitoral.

Círculo íntimo
À medida que as eleições se aproximavam, altos funcionários dos EUA acreditavam que Bolsonaro também precisava ouvir mais vozes de dentro de seu próprio círculo.

Eles identificaram tenentes-chave e aliados políticos, nem todos felizes com as tentativas do presidente de se manter no poder a qualquer custo, para instá-lo a respeitar os resultados das eleições.

Arthur Lira, chefe da câmara baixa do congresso, o vice-presidente Mourão, Tarcísio Gomes de Freitas, ministro de Infraestrutura de Bolsonaro, e o Almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos da presidência, foram todos canais para as mensagens dos EUA sobre a necessidade de proteger a integridade das eleições, segundo os envolvidos.

Os funcionários dos EUA mantiveram comunicação regular com eles e outras figuras-chave no governo Bolsonaro. “Tivemos a sensação de que as pessoas ao redor de Bolsonaro estavam instigando-o a fazer a coisa certa”, diz um alto funcionário da administração.

Na votação de 2 de outubro, nenhum candidato ganhou uma maioria absoluta. Mas após a votação do segundo turno, mais tarde naquele mês, ficou claro que Lula havia obtido uma vitória apertada, mas inquestionável.

Vários aliados-chave de Bolsonaro, incluindo de Freitas e Lira, rapidamente reconheceram a vitória do esquerdista. “Dentro de 24 horas, eles aceitaram os resultados do segundo turno”, diz McKinley. “Que golpe para quem pensava que havia espaço para contestar os resultados.”

Chocado com o resultado, Bolsonaro desapareceu da vista do público e não concedeu a vitória, mas ordenou relutantemente aos funcionários que cooperassem com uma transferência de poder.

Conforme a posse de Lula em 1º de janeiro se aproximava, as tensões continuavam. Em 12 de dezembro, manifestantes pró-Bolsonaro atacaram a polícia e incendiaram veículos em Brasília. Uma semana depois, o ex-capitão do exército participou de um jantar com alguns membros mais moderados de seu círculo íntimo, diz uma das pessoas presentes.

Com dúvidas sobre sua disposição em entregar a faixa presidencial a Lula na posse, alguns dos aliados de Bolsonaro tentaram persuadi-lo a adiantar seus planos de viajar para o exterior e a pular a posse, diz a pessoa presente.

Quando Bolsonaro deixou o Brasil rumo à Flórida dois dias antes da posse de Lula, os americanos, junto com muitos brasileiros, respiraram aliviados. Mas o perigo ainda não havia passado.

Em 8 de janeiro, milhares de apoiadores de Bolsonaro realizaram uma insurreição em Brasília, invadindo o congresso, o supremo tribunal e o palácio presidencial exigindo intervenção militar. O exército brasileiro interveio em questão de horas – mas para reprimir os protestos. Mais de 1.000 manifestantes foram presos.

Investig

adores da polícia descobririam mais tarde documentos preliminares na posse do ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, e de um de seus assessores mais próximos, o tenente-coronel do exército Mauro Cid, que delineavam passos para anular os resultados da eleição e manter o poder.

Torres, que passou cinco meses na prisão este ano enquanto aguarda julgamento, diz que o documento encontrado em sua casa foi “vazado fora de contexto” e “sem validade legal”. Cid não pôde ser contatado para comentar.

Os EUA decidiram fazer um último esforço em favor do respeito à eleição. Biden estava no México na época da insurreição para uma cúpula de líderes da América do Norte e viu o que estava acontecendo nas notícias. “Ele pediu imediatamente para falar com Lula”, diz um alto funcionário da administração. “Após a ligação, ele propôs ao primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e ao presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador que emitíssemos uma declaração conjunta trilateral apoiando Lula e o Brasil. Foi a primeira do tipo na América do Norte.”

Com os manifestantes presos, o exército sob controle e Lula no poder, a democracia do Brasil parece ter sobrevivido à potencial ameaça.

Para a administração Biden, as relações com o Brasil melhoraram, mas ainda houve atritos com o novo governo. Lula demonstrou pouco reconhecimento público da campanha dos EUA para proteger a eleição. Sua primeira visita oficial a Washington em fevereiro foi um evento discreto que durou um dia.

Em abril, ele levou uma grande delegação à China para um tour de três dias por duas cidades. Naquela viagem, Lula rejeitou as sanções dos EUA à Huawei, a empresa de tecnologia chinesa, criticou o apoio militar do ocidente à Ucrânia e endossou o esforço de Pequim por alternativas ao dólar dos EUA.

Um porta-voz de Lula insiste que ele falou em Washington sobre “defender a democracia e as ameaças da extrema direita” e que uma viagem mais longa aos EUA está sendo considerada.

“As pessoas aqui entendem que haverá diferenças políticas”, diz Shannon. “Mas há um tom de raiva e ressentimento subjacente a tudo isso que realmente pegou as pessoas de surpresa… É como se ele não soubesse ou não quisesse reconhecer o que fizemos.”

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