O jornalista reivindica direitos trabalhistas, depois de atuar 32 anos na emissora da família Marinho
Por Lucas Vasques, compartilhado da Revista Fórum
Na foto: Redação da TV Globo.Créditos: Reprodução
Com 57 anos de idade, dos quais 32 de serviços prestados à emissora, o repórter Fernando Rêgo Barros foi demitido pela Globo. Ele ingressou com uma ação na Justiça para reivindicar direitos trabalhistas que, somados, atingem R$ 5,5 milhões em indenizações.
A audiência de instrução, momento em que pode ser costurado um acordo entre as partes, não foi marcada. Nascido no Recife (PE), o jornalista atuou na Globo local, em São Paulo e em Brasília.
Entre os pedidos que constam na ação, que o Notícias da TV, no UOL, teve acesso, Rêgo Barros pede reconhecimento de vínculo empregatício durante o período em que foi contratado como Pessoa Jurídica (PJ). A Globo assinou sua carteira de trabalho somente em 2019.
Rêgo Barros solicita, ainda, verba indenizatória maior de adicional noturno pelo tempo em que trabalhou para o Jornal da Globo, comandado por Renata Lo Prete.
Além disso, o repórter acusa a empresa de diminuir as verbas adicionais a que tinha direito pelo período noturno que trabalhou.
Confira alguns dos jornalistas demitidos ou que pediram demissão da Globo depois de 2021
A onda de demissões de jornalistas da Globo teve início em 2021 e atingiu nomes famosos, como Renato Machado, Francisco José, Alberto Gaspar, Chico Pinheiro, Carlos Tramontina, Ernesto Paglia, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini, Isabela Assumpção, entre outros.