Por Esmael Moraes em seu Blog –
O senador Roberto Requião (MDB-PR) afirmou neste domingo (4), em Curitiba, que a mídia utiliza método nazista de propaganda na campanha pela prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o parlamentar, os meios de comunicação usam a técnica da “entropia do sistema” que consiste na repetição do fato mesmo antes dele ocorrer.
Nos últimos dias, jornalões e encartes de revistas têm dedicado espaço para descrever como será a hipotética prisão de Lula e as condições carcerárias do ex-presidente da República. Cínicos, eles ainda “revelam” que o petista não será algemado nem transportado em camburão.
“As notícias dos preparativos para prisão de Lula se destinam a diminuir, por entropia, a reação que causaria a prisão de fato. Entropia do sistema, pela repetição do fato muitas vezes antes de ocorrer”, explicou Requião.
Para o senador do MDB a utilização do método nazista de propaganda tem como objetivo o amortecimento [antecipado] da repercussão da prisão do ex-presidente Lula.
A repetição era um método usado e abusado por Joseph Goebbels, o temido ministro da propaganda de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial. É atribuída a ele [o propagandista] a célebre frase “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”.
Goebbels tinha 11 princípios que norteavam a propaganda nazista, os quais são exageradamente utilizados contra Lula:
1.- Princípio da simplificação e do inimigo único.
Simplifique não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem concentre-se em um até acabar com ele.
2.-Princípio do contágio
Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem. Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.
3.-Princípio da Transposição
Transladar todos os males sociais a este inimigo.
4.-Princípio da Exageração e desfiguração
Exagerar as más noticias até desfigurá-las transformando um delito em mil delitos criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos acontecerá?”
5.-Princípio da Vulgarização
Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.
6.-Princípio da Orquestração
Fazer ressonar os boatos até se transformarem em notícias sendo estas replicadas pela “imprensa oficial’.
7.-Princípio da Renovação
Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para que o receptor não tenha tempo de pensar, pois está sufocado por elas.
8.-Princípio do Verossímil
Discutir a informação com diversas interpretações de especialistas, mas todas em contra do inimigo escolhido. O objetivo deste debate é que o receptor, não perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro.
9.-Princípio do Silêncio.
Ocultar toda a informação que não seja conveniente.
10.-Princípio da Transferência
Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticia um fato se acresce com um fato que tenha acontecido antes
11.-Princípio de Unanimidade
Busca convergência em assuntos de interesse geral apoderando-se do sentimento produzido por estes e colocá-los em contra do inimigo escolhido.