Compartilhado da Revista Cotidiano –
A revista científica internacional New Scientist destacou Cuba como exemplo na América Latina na luta contra o COVID-19, um país que encontrou estratégias para conter o vírus e limitar as mortes.
A publicação destaca, por meio de uma entrevista com cientistas da Universidade da Flórida, que o país do Caribe tem a maior porcentagem de médicos por paciente no mundo, com 8,19, comparado a 2,15 no Brasil e 2,6 nos Estados Unidos. Unidos.
Segundo um relatório publicado no Sputnik, a revista refere que, apesar de Cuba ter a população mais envelhecida das Américas, o nível de contágio permaneceu baixo e com controle exaustivo.
O New Scientist destacou a sagacidade da maior das Antilhas, de modo que, antes do registro do primeiro caso natural do país, ele enviou médicos, estudantes de medicina e enfermeiras para realizar buscas de porta em porta para descobrir se já haviam pessoas com sintomas respiratórios e informar sobre a presença da doença.
A publicação também destaca a maneira pela qual foram rastreados os contatos dos suspeitos e o encaminhamento de pacientes para centros de isolamento criados em todas as províncias do país.
Amílcar Perez-Riverol, da Universidade de San Pablo, elogiou o governo por agir rapidamente, uma vez que um sistema de diagnóstico foi preparado dois meses antes da detecção do primeiro caso.
Fonte: Cubasi