Por Rzphzel Veleda, compartilhado de Metrópoles –
Resposta automatizada da empresa para clientes insatisfeitos mostrou fragilidade que foi explorada na rede social
As quarentenas impostas pela pandemia de coronavírus estão sendo um golpe para as empresas do setor de viagens. Além de lidar com os prejuízos pela paralisação do setor, elas ainda têm de negociar com um contingente enorme de clientes buscando cancelamentos, adiamentos e devoluções. Para lidar com a grande demanda de reclamações, a empresa Decolar.com programou um respondedor automático em seu perfil no Twitter para agilizar as respostas. Mas o resultado não saiu como o desejado.
Os internautas perceberam nesta quinta-feira (6/8) que o sistema robotizado tinha uma fragilidade em sua tentativa de parecer humano: ele sempre chamava o internauta pelo nome do perfil antes de direcionar para os canais de atendimento da empresa.
Como esse nome é facilmente editável na plataforma, os perfis começaram a mudar seus nomes para xingamentos ou piadas antes de provocar as respostas automáticas do bot.
Veja alguns exemplos do resultado:
Após a palavra “Decolar” ser jogada aos assuntos mais comentados da rede social, seres humanos que trabalham na empresa entraram em ação e apagaram milhares de comentários ofensivos ou com piadas.
Os prints, porém, são eternos.
Em nota, a Decolar.com se manifestou:
“A Decolar informa que houve uma falha na configuração de seu sistema de respostas automáticas em seu perfil no Twitter. Lamentamos qualquer inconveniente que esta situação tenha provocado. O problema foi resolvido e foram tomadas as providências necessárias para evitar novas ocorrências”.