Publicado no Site Hypeness –
Quem costuma acompanhar debates sobre política de modo geral na internet pode muitas vezes perder as esperanças como futuro do país diante do nível de agressividade, desinformação e ignorância que tais trocas podem alcançar. Uma pesquisa divulgada na última quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas, porém, alerta para a imparcialidade de tais índices, por um motivo que a maioria suspeitava e que agora se confirma: segundo a pesquisa, tais discussões são conduzidas em parte por robôs.
O levantamento foi realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas do instituto, e mostra que os tais bots são responsáveis por uma parte considerável das opiniões emitidas em redes sociais – especialmente as posições mais extremas dentro do âmbito político. “A análise (…) sugere que grupos com diferentes interesses, especialmente os localizados nos extremos do espectro político, se inflam e se atacam mutuamente com esta prática”, afirma a FGV.
Além de opiniões extremas, os bots são em boa parte responsáveis por boatos, difamações e manipulações. “A participação ostensiva de robôs no ambiente virtual tornou urgente a necessidade de identificar suas atividades e, consequentemente, diferenciar quais debates são legítimos e quais são forjados. Esse discernimento é essencial para que os processos sociais originados nas redes sejam efetivamente compreendidos”, alertam os pesquisadores da FGV.
O cenário politico é realmente terrível de modo geral, e os comentários em matérias na internet nos fazem muitas vezes perder as esperanças com a humanidade. Mas quem sabe, portanto, quando nos vemos diante de níveis tão baixos e agressivos na internet que não parece possível terem vindo de outro ser humano, valha manter a calma: talvez venham de fato de um robô.
Curta nossa página no Facebook e acompanhe as principais notícias do dia