O publicitário substitui Paulo Pimenta na pasta
Por Bianca Penteado, compartilhado de Brasil 247
na foto: Sidônio Palmeira e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
247 – O publicitário Sidônio Palmeira será o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), substituindo Paulo Pimenta. A decisão foi acertada nesta terça-feira (7), após semanas de discussão sobre a troca na pasta. Palmeira chega com a missão de tornar a comunicação governamental mais estratégica, com foco nas eleições de 2026.
Palmeira já vinha atuando nos bastidores do governo federal. Ele dirigiu os vídeos do presidente Lula ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Além disso, coube ao publicitário a produção da mensagem de Natal de 2024 e do anúncio do pacote de ajuste fiscal na televisão.
A expectativa é que Palmeira impulsione a imagem da gestão frente à opinião pública, uma vez que a Secom é responsável por divulgar à sociedade as ações do governo.
Formado em Engenharia, Sidônio ingressou na política ainda como líder estudantil e deu os primeiros passos na comunicação após a faculdade.
O vínculo de Sidônio com o PT começou em 2006. Ele coordenou as campanhas que elegeram e reelegeram Jaques Wagner ao governo da Bahia em 2006 e 2010, além de atuar nas campanhas vitoriosas de Rui Costa para o cargo em 2014 e 2018. No plano nacional, foi responsável pela campanha do segundo turno de Fernando Haddad nas eleições presidenciais de 2018.