Por Luísa Bittencourt do site da Prefeitura de SP –
Peças de teatro e mesas de debate sobre comicidade feminina acontecem entre os dias 6 e 12
será encenado no Teatro Martins Penna, no dia 12
Quando se fala em comicidade, automaticamente nos vem à mente a figura do palhaço: um homem reconhecido mundialmente por suas vestes e pinturas características. No entanto, esse é um ofício que não está restrito somente ao sexo masculino – existem, e muitas, mulheres palhaças. Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a palhaçaria no que diz respeito à comicidade feminina, o coletivo Teatro da Mafalda apresenta o 1º Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, que reúne peças, oficinas e mesas de debate temáticas entre os dias 6 e 12, em diversos espaços da cidade, integrando a programação do Circuito São Paulo de Cultura.
“Historicamente, a palhaçaria feminina é uma profissão nova e, por ser jovem, está em grande desenvolvimento. É um campo muito fértil de estudos. Além disso, é preciso olhar para a comicidade feminina e para a mulher que está ocupando esse espaço, pois ela possui uma forma de humor diferente do homem, nem melhor, nem pior, apenas diferente”, explica Andréa Macera, integrante do Teatro da Mafalda e idealizadora do projeto.
Dentre os temas que norteiam o encontro estão homenagens aos grandes mestres e seus números tradicionais que foram depois interpretados por mulheres. É o caso de “Spaghetti”, da Cia. Seres de Luz Teatro, que abre a programação dia 6, na Galeria Olido. Encenado por Lily Cursio, o espetáculo é uma apresentação clássica herdada por ela do palhaço italiano Nani Colombaioni. “Ele passou esse número que fez durante a vida toda para a Lily, uma palhaça que trabalha com a clowneria clássica”, conta Andréa.
A idealizadora do evento destaca, porém, que este não é voltado apenas para as mulheres. “Ele discute a questão de gênero de maneira mais ampla. Existem homens que trabalham com o universo da comicidade feminina também, como, por exemplo, os espetáculos de cabaré só com homens”. Dentre esses gêneros de teatro estão “Cabaret’rans”, com direção de Caco Mattos, e “Cabaré das Neófitas”, com direção e atuação de Adelvane Néia.
O evento tem como homenageada a comediante estadunidense Lucille Ball, protagonista da célebre série televisiva “I Love Lucy”. Antes de todas as atividades, serão exibidas projeções de alguns números cômicos da atriz. Apesar de ser o sétimo projeto do gênero realizado no mundo, é a primeira vez que São Paulo recebe um encontro com esta temática, depois de Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Áustria, Finlândia e Portugal.
Serviço: 1º Encontro de Mulheres Palhaças. Diversos espaços. De 6 a 12/10. Grátis (retirar ingresso, até um par por pessoa, a partir de uma hora antes).
Veja programação completa
SPAGHETTI
Cia. Seres de Luz Teatro. Dir.: Leris Colombaion. Com Lily Curcio e Vanderléia Will. 55 min. Livre.
No aguardado dia da inauguração de um elegante restaurante estilo #bistrô#, a degustação de muito champanhe provoca situações que fogem do controle e os objetos parecem criar vida.
| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 6, 19h
PELO CANO
Cia. Pelo Cano. Criação, dir. e interpretação: Paola Musatti e Vera Abbud. 60 min. Livre.
A relação de objetos com os palhaços traçam o caminho deste espetáculo. Dois canos, um sifão de pia, um tubo cirúrgico, alguns rolos de fita crepe e uma nota de cem reais levam as protagonistas a realidades inesperadas.
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. Dia 7, 19h
CABARET’RANS
Dir.: Caco Mattos. Com Caco Mattos, Ronaldo Aguiar, Alessandro Aguipe e outros. 80 min. +16 anos.
Nesta noite, estarão reunidas as figuras mais extravagantes do Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, comandadas pela mestra de cerimônia Madame Tárátátá.
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. Dia 7, 21h
JARDIM
Cia. Seres de Luz Teatro. Criação, concepção e texto: Felícia de Castro e Flavia Marco Antonio. Dir. e dramaturgia: Felícia de Castro. Com Felícia de Castro e Suzana Miranda. 60 min. +14 anos.
Duas palhaças se encontram para fazer um show e vivem uma disputa de territórios que origina jogos e situações tragicômicas, oscilando entre cenas de guerra e paz, amor e ódio, união e inveja.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dia 10, 21h
SPATHÓDEA
NaCompanhiaDosAnjos. Dir.: Ricardo Puccetti. Dramaturgia: Naomi Silman, Silvia Leblon e Ricardo Puccetti. Com Silvia Leblon. 60 min. +14 anos.
Aos poucos, palhaça revela seus segredos, brinquedos e mundo peculiar, falando de vida, morte, morte-vida, desejos e superações.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dia 11, 21h
ANNA DE LIRIUM ALIVE! – IN CONCERT
Criação: Tanja Simma e Jango Edwards. Dir.: Jango Edwards. Com Tanja Simma. 55 min. +12 anos.
Enquanto aguarda pela entrevista de trabalho em um estúdio de gravação, garota dorme e sonha ser uma estrela de números musicais.
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. Dia 12, 18h
CABARÉ DAS NEÓFITAS
NaCompanhiaDosAnjos. Dir.: Adelvane Néia. Com Adelvane Néia e palhaças convidadas. 80 min. Livre.
Cabaré montado por palhaças iniciantes ou começando a explorar novos números, com apresentação do resultado das aulas da Escola de Palhaças.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dia 12, 18h
MESAS-REDONDAS
Mesa-redonda 1. Tema: “As mulheres do circo e as palhaças”. Com Ermínia Silva (Unesp), Guaraciaba Malhone e Iracema Cavalcante (Circo Guaraciaba). Mediação: Sarah Monteath. 60 min.
| Galeria Olido – Centro de Memória do Circo (sobreloja). Centro. Dia 8, 15h
Mesa-redonda 2. Tema: “Questões de gênero e as palhaças”. Com Lucia Romano (Unesp) e Sylvia Cavasin (Ecos). Mediação: Maria Silva do Nascimento. 60 min.
| Galeria Olido – Centro de Memória do Circo (sobreloja). Centro. Dia 9, 15h
Endereços:
| Galeria Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. Tel. 3331-8399
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. Tel. 2295-0401
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. Tel. 3864-4513.