Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
“E aí está a grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos: libertar-se a si mesmos e aos opressores. (…) Só o poder que nasça da debilidade dos oprimidos será suficiente forte para libertar a ambos” (Paulo Freire)
Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, vai ao teatro com você, para ver a encenação “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”. Veja as informações de como assistir à peça em sua casa. Veja os vídeos sobre a encenação, além de uma bela entrevista com o mestre, um cordel e um depoimento da educadora Nita Freire sobre o legado do companheiro.
Sim, vamos ao teatro, ver Paulo Freire, sem sair de casa. Depois de mais de um ano percorrendo o país, vista por mais de 40 mil espectadores, o espetáculo ganha temporada on-line, de 5 a 27 de setembro, aos sábados (21h) e domingos (16h).
A partir do legado deixado pelo mestre, que mostrou aos brasileiros a importância da luta pela dignidade humana, Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junio Santos (dramaturgia) levam a inspiradora vida do educador para os palcos “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia””.
Aqui, o ator Richard Riguetti, que interpreta Paulo Freire, fala com os internautas do Sarau Delivery, convidando para assistirmos ao espetáculo de forma virtual.
A venda de ingressos está disponível pelo Sympla (www.sympla.com.br/paulo-freire-o-andarilho-da-utopia) e a transmissão do espetáculo será feita pela plataforma Zoom.
Paulo Freire, que completa 99 anos em 19 de setembro. Disse completa porque o mestre está vivo. Se vivêssemos numa sociedade justa, igualitária, com educação inclusiva, Paulo Freire estaria vivo, mas como vivemos numa sociedade injusta, mercantilista, desigual, o educador também vive cada vez mais.
Vejam aqui um cordel sobre Paulo Freire. Vídeo produzido pelo Instituto Paulo Freire. Música: “Presepada”, de Sérgio Campelo e Cláudio Moura, gentilmente cedida. Letra: Paulo Roberto Padilha. Locução: Marcos Manulu Ilustrações e edição do vídeo: Bruna Oliveira
Vejam aqui a última entrevista de Paulo Freire, TV PUC. O educador fala sobre a importância do MST – Movimento dos Sem Terra, sobre o ser humano em adaptação, o ser humano em evolução. Fala ainda sobre a fé e Darcy Ribeiro; Cristo, meu camarada, e Marx sobre a negação do ser favelado, camponês, como gente.
Em 2019, o Sinpro-Rio, sindicado dos professores do município do Rio de Janeiro, homenageou Paulo Freire na bienal do Livro. Na ocasião, o sindicato convidou a educadora Nita Freire, viúva de Paulo, para participar das atividades. Vejam vídeo:
https://www.facebook.com/watch/?v=510301596397141
O Sarau Delivery, do Bem Blogado, é um projeto que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, confinado para combater o coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
Curta, compartilhe e assine canal do Bem Blogado no Youtube.
https://www.youtube.com/user/bemblogado
::Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui::
::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::