Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavíorus, comemora o aniversário do Maestro Anacleto de Medeiros com “Três Estrelinhas”, no violão de Ovidio de Oliveira e no saxofone de Rocino Crispim.
Neste mês, 13 de julho, comemora-se os 154 anos do nascimento do Maestro Anacleto de Medeiros. Aqui, um belo dueto de Ovídio de Oliveira e Rocino Crispim tocando “Três Estrelinhas”.
Se dependesse da Casa de Artes de Paquetá e de muitos moradores da Ilha, o Maestro Anacleto seria muito mais conhecido. O reconhecimento merecido deste grande músico brasileiro tem na sua Ilha onde nasceu e morreu, livros e exposições e nome de rua. Na Ilha, principalmente na Casa de Artes, crianças e adultos recebem muitas informações, aulas, e ouvem músicas do Maestro Anacleto de Medeiros. Ah, se o Brasil fosse Paquetá…
“Anacleto foi fundador, diretor e maestro de muitas bandas, tendo contribuído de maneira fundamental para a fixação dessa formação no Brasil. A tradição de bandas se reflete até hoje, por exemplo no desenvolvimento de uma sólida escola de sopros. A banda que se tornou mais famosa sob regência de Anacleto foi a do Corpo de Bombeiros, que chegou a gravar alguns dos discos pioneiros produzidos no Brasil, nos primeiros anos do século XX.” Veja aqui mais detalhes sobre a vida de Anacleto de Medeiros no Wikipedia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Anacleto_de_Medeiros
“Não há memória brasileira sem a música, não há música brasileira sem o choro, por isso, em homenagem a Anacleto de Medeiros, extraímos o texto do encarte do quarto volume, onde ele aparece no CD 10 ao lado de Joaquim dos Passos Barroso e Eurico Batista. (IMMuB)” Pelo site do IMMuB – Instituto Memória Musical Brasileira, ouça aqui outras belas músicas do Maestro Anacleto:
https://immub.org/album/principios-do-choro-vol-04
Mais sobre o maestro Anacleto aqui:
https://immub.org/noticias/anacleto-de-medeiro-o-primeiro-maestro-da-banda-do-corpo-de-bombeiros-do-rio-de-janeiro
Conheça mais sobre o músico, ator e poeta rocino Crispim:
http://rocino.com.br/index.html
Aqui, participação anterior de Ovidio de Oliveira, aqui ao lado de Lucia Morelenbaum e Antonio Martins, também tocando uma obra do Maestro Anacleto:
https://bemblogado.com.br/site/sarau-delivery-a-arte-na-quarentena-apresenta-um-trio-de-talento-formado-na-pandemia-tocando-o-maestro-anacleto-lucia-morelenbaum-ovidio-de-oliveira-e-antonio-martins/
Veja e se inscreva nos canais do Youtube dos dois artistas:
Rocino Crispim:
https://www.youtube.com/user/RocinoCrispim
Ovídio de Oliveira:
https://www.youtube.com/channel/UCiPM8652M_S6kFsSAGQW5Rg
::Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui::
::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::