Sarau Delivery, a arte na quarentena, dança ciranda com a paraibana Penha Cirandeira

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado

“Um povo que não ama e não preserva suas formas de expressão mais autênticas jamais será um povo livre.” (Plínio Marcos)




O Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, apresenta uma das mais talentosas cirandeiras do Nordeste. Penha Cirandeira é uma cantadora que preserva uma das formas de expressão cultural mais autêntica.

Assista o bate papo contado e cantado, comandado por Juliana Costa, da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Um bate papo gostoso, no qual Penha conta sua história e canta sua ciranda.

A entrevista acima foi feita por Juliana Costa, arte educadora e pesquisadora de cultura popular, estudante de Pedagogia na UNIRIO e brincante de ciranda e outros ritmos:

Afirma Juliana: “Conhecer Penha Cirandeira foi como abrir um grande livro, desses bem antigos que contém as mais belas histórias. Mulher forte, retirante nordestina que carrega um mundo em si. Penha nos presenteia com as lembranças de como foi se tornando a brincante cirandeira de hoje. Nos contando sobre o convívio com seu pai, também cirandeiro, e como foi aprendendo os toques e as músicas que canta até hoje”.

Ficha técnica da entrevista: Maria da Penha Anjos do Nascimento – Penha Cirandeira; Brena do Nascimento (filha); Equipe de produção: Câmera: Amanda Costa; Entrevista: Juliana Costa; Pandeiro: Kbeça; Edição: Marcelo Valle.

 

Na Paraíba, por algum tempo, não se sabia onde estava vivendo Penha Cirandeira, mas, recentemente, ela foi encontrada, morando no Rio de Janeiro. Um movimento busca condições para que Penha Cirandeira volte à sua terra e volte a fazer profissionalmente o que mais gosta: cantar e dançar ciranda.

Quem nos apresentou Penha Cirandeira foi o cantor, compositor e radialista paraibano, amigo Adeildo Vieira, participante ativo deste Sarau. Ele e o professor Carmélio Reinaldo produziram um disco para  aartista. Diz Adeildo: “Vejam o desenho das melodias, o acabamento na voz. Chorei muito quando vi o depoimento. Penha, no palco é algo absurdo de bom, Vejam a força desta cantora que vive neste mundo de injustiça”.

Ouça o CD de Penha Cirandeira, produzido pelo cantor, compositor, jornalista e radialista Adeildo Vieira e por Carmélio Reynaldo,  professor de Jornalismo da UFPB – Universidade Federal da Paraíba.

https://www.youtube.com/watch?v=JeUsBjaZlvY&t=130s

 

Aqui, mestra Penha Cirandeira num coco de roda e ciranda na Festa das Neves (2011)

https://youtu.be/OvEGRhp0TvU

Veja reportagem do Brasil de Fato sobre Penha Cirandeira, quando se q uestionava sobre onde esta vivendo a cantora.
https://www.brasildefatopb.com.br/2020/06/25/movimento-cultural-questiona-onde-esta-penha-cirandeira

 

::Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui::

::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias