Por Wasnhington Luiz de Aráujo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, traz a poesia de Luiz Renato e o canto de Gean Ramos, para lembrarmos que um dia, todos os dias, foram dias de indígenas e que hoje seus dias parecem ser de dizimação total. Apresentamos a fala indígena de Marcia Wayna Kambeba e de Gean Ramos.
Aqui, Luiz Renato, declama Marcia Wayna Kambeba:
Participante do Sarua Delivery,Gean Ramos é filho do povo indígena Pankararu. Cantor e compositor pernambucano, tem se destacado ao conciliar os desafios da carreira com a luta pelos direitos dos povos indígenas.
Veja e ouça o indígena Gean Ramos cantando e declamando as suas origens em “Cartão Postal Pankararu”.
Luiz Renato de Souza Pinto é professor de Língua Portuguesa do IFMT, FM Cuiabá, desde 2011. Autor dos romances Matrinchã do Teles Pires (1998), Flor do Ingá (2014) e Xibio (2018), publicou com o pernambucano Carlos Barros o livro de contos/crônicas (2016) e foi contemplado no II Prêmio Mato Grosso de Literatura na categoria Poesia (2017). Na atual edição (III) foi selecionado com a novela de ficção A filha da outra (no prelo).
Márcia Kambeba, escritora de origem Omágua Kambeba, no Amazonas, cresceu em uma aldeia do povo Ticuna e reside hoje no Pará.
Veja aqui Márcia Kambeba em “Cuara Açú”, música que fala da importância de se voltar a aldeia, fazendo o grande caminho e de abraçar e cantar a cultura da luta de todos os povos para manter viva a chama ancestral.
Veja aqui apresentação anterior de Gean Ramos no Sarau Delivery:
::Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui::
::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::
Edição do vídeo do poeta Luiz Renato: Américo Vermelho