Sarau Delivery, a arte na quarentena, traz falas indígenas: Márcia Kambeba, na voz do poeta Luiz Renato, e Gean Ramos, no canto do povo Pankararu

Compartilhe:

Por Wasnhington Luiz de Aráujo, jornalista, Bem Blogado – 

Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, traz a poesia de Luiz Renato e o canto de Gean Ramos, para lembrarmos que um dia, todos os dias, foram dias de indígenas e que hoje seus dias parecem ser de dizimação total. Apresentamos a fala indígena de Marcia Wayna Kambeba e de Gean Ramos.

Aqui, Luiz Renato, declama Marcia Wayna Kambeba:




Participante do Sarua Delivery,Gean Ramos é filho do povo indígena Pankararu. Cantor e compositor pernambucano, tem se destacado ao conciliar os desafios da carreira com a luta pelos direitos dos povos indígenas.

Veja e ouça o indígena Gean Ramos cantando e declamando as suas origens em “Cartão Postal Pankararu”.

Luiz Renato de Souza Pinto é professor de Língua Portuguesa do IFMT, FM Cuiabá, desde 2011. Autor dos romances Matrinchã do Teles Pires (1998), Flor do Ingá (2014) e Xibio (2018), publicou com o pernambucano Carlos Barros o livro de contos/crônicas (2016) e foi contemplado no II Prêmio Mato Grosso de Literatura na categoria Poesia (2017). Na atual edição (III) foi selecionado com a novela de ficção A filha da outra (no prelo).

Márcia Kambeba, escritora de origem Omágua Kambeba, no Amazonas, cresceu em uma aldeia do povo Ticuna e reside hoje no Pará.

Veja aqui Márcia Kambeba em “Cuara Açú”, música que fala da importância de se voltar a aldeia, fazendo o grande caminho e de abraçar e cantar a cultura da luta de todos os povos para manter viva a chama ancestral.

Veja aqui apresentação anterior de Gean Ramos no Sarau Delivery:

Sarau Delivery, a arte na quarentena, traz a voz indígena de Gean Ramos num desabafo musical contra a injustiça social

::Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui::

::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::

 

Edição do vídeo do poeta Luiz Renato: Américo Vermelho

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias