Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
“Cantador, só sei cantar.
Eu canto a dor, canto a vida e a morte, canto o amor” (Dori Caymmi e Nelson Motta)
Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, apresenta Neudo Oliveira, um cantador nordestino que canta a dor e o amor pela justiça e paz, que canta pela reforma agrária e pela igualdade social. Neudo Oliveira é um sobrevivente do Covid-19, canta a vida e a morte, pois esta faz parte e como tem feito parte nos últimos tempos!
Vejam o vídeo que ele enviou para o Sarau Delivery, cantando “Porto Inseguro” dele e do também ativista cultural e social, cantor e compositor, participante ativo deste Sarau,Pedro Munhoz. Vá no vídeo, mas volte para as outras gravações, nas quais você poderá sentir o lirismo e a resistência do artista.
A música tem um título premonitório sobre os tempos em que vivemos, de porto inseguro e mar revolto, mas Neudo é um cantador, que canta, principalmente, o amor.
Assim que iniciamos este Sarau, em março deste ano, fizemos contato com Neudo Oliveira, mas ele estava sofrendo as seqüelas do Covid-19, pediu desculpas, mas disse que ia se recuperar e participar do projeto. Dito e feito.
Apresentado ao Sarau pela minha prima Josedalva Queiroz, grande lutadora pela saúde e cultura popular, assim se pronunciou, o cantador recentemente: “Alegria imensa em voltar a cantar. Depois de três meses lutando com possíveis seqüelas deste vírus “cachorro da mulexta”, a voz e a respiração estão se normalizando”. Como vocês percebem, a voz está ótimo e a energia do artista em alta: “xô, Covid!”
Neudo Oliveira é Natural Bodocó, sertão do Araripe , Pernambuco, região de Luiz Gonzaga e tantos outros grandes artistas. Iniciou a caminhada artística, oficialmente, em 2004, quando começou a viajar pelo país.
Acesse aqui para conhecer a vitoriosa trajetória de Neudo Oliveira:
https://bemblogado.com.br/site/neudo-oliveira-trajetoria/
Porto Inseguro (Neudo Oliveira/Pedro Munhoz)
Se eu pudesse agora voltar
Me afogar nos rios do teu riso
Viajar no teu corpo é perigo
Que eu corro e não quero parar
Se eu pudesse, agora, voltava
Me atirava todo em tuas curvas
Me amarrava eu teu porto, inseguro
Sem futuro um amor desvelar
Velejar, navegar teu olhar incerto
É deserto onde insisto plantar paraíso
Eu, riacho, me acho,me perco em teu mar
Te amar para sempre impreciso
No dia primeiro de agosto, Neudo lança o clipe da música “Tesouro”, em seu canal do youtube https://www.youtube.com/channel/UCFbpExSIE8jVRtm-i8SnAEA
Neudo Oliveira, pela reforma agrária, canta o seu “Aboio por Justiça e Paz”, num show do MST. Essa música foi selecionada no Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária, que ocorreu em julho de 2016 em Belo Horizonte. As 20 selecionadas fazem parte do CD, “Da luta brotam vozes de Liberdade”. O disco “Da Luta brotam vozes de Liberdade está disponível aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=Btna2GHdr2U
Aqui, Neudo Oliveira cantando Primavera Sertaneja, de sua autoria:
https://www.youtube.com/watch?v=WTQBoM3MUF8&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1Li2ieV91IxkhQQYn5F-q9ctN0ITWgcqC5umPGC_AfZ_0avADYICMyLK0
Aqui, Neudo com o parceiro Pedro Munhoz em “Matutando”.
https://www.youtube.com/watch?v=f4uqwaRig4s
Aqui, Neudo Oliveira canta “Sem Perder a Ternura”.
https://www.youtube.com/watch?v=fPjRK2FuQJQ&feature=youtu.be
Vá ao canal do Youtube de Neudo Oliveira e se inscreva.
https://www.youtube.com/channel/UCFbpExSIE8jVRtm-i8SnAEA
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
::Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui::
::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::