Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, constata no dia a dia que a música, realmente, não tem fronteiras. Aqui, a paulista Adriana Sanchez, acompanhada do companheiro e também músico Bosco Fonseca, canta “Baião”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. A música ganhou nova roupagem, com arranjo feito para o CD de Adriana Sanchez “Salve Lua-Tributo a Luiz Gonzaga”.
Sobre gravar Luiz Gonzaga, Adriana afirma: “Como sou de São Paulo, procurei dar um tempero paulista nos arranjos que fiz para as músicas de Luiz Gonzaga. Assim, procurando não trair a essência das composições do mestre sertanejo, além do toque tradicional da sanfona, utilizo pedais, e loops, e até batidas eletrônicas e samplers”.
Cantora, acordeonista, compositora e atriz, a paulista Adriana Sanchez estudou piano erudito e balé clássico, tendo se apresentado no Teatro Municipal de São Paulo. Na adolescência, estudou piano popular.
Mas Adriana se intitula mesmo é de sanfoneira. E sanfoneira das melhores, reconhecida internacionalmente, pois foi escolhida pela Hohner MusikInstrument, uma marca alemã de acordeons, para ser a única patrocinada no Brasil, representando mundialmente a marca ao lado de Stevie Wonder, John Lennon, Bob Dylan, Iron Maiden, entre outros nomes.
Laureada na ABIME (Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica e Digital) com o “PRÊMIO ABIME TURISMO E CULTURA”. No ano passado, atuou no papel principal de Irmã Dulce, no filme “Anjo Bom da Bahia – A Vida de Irmã Dulce” e do documentário sobre Inezita Barroso.
Bosco Fonseca toca baixo, entre outros instrumentos, é diretor musical do grupo Barra de Saia, do qual Adriana participa, que já teve indicação do Latin Grammy. O músico foi integrante do conjunto Bandolim Elétrico e é músico do grupo de Zizi Possi, já tocou e gravou com inúmeros artistas, entre eles: Fabio Jr, Carlos Careqa, Leandro e Leonardo, Leonardo, Luli e Lucina, Roberta Miranda, Klebi Nori, Nando Cordel, Peninha, Arrigo Barnabé, Sergio Reis, Zeca Baleiro, Alexandre Pires, Victor e Leo, Pepeu Gomes, Edvaldo Santana, Jair Oliveira.
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
“Baião”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Eu vou mostrar pra vocês
Como se dança o baião
E quem quiser aprender
É favor prestar atençãoMorena chegue pra cá
Bem junto ao meu coração
Agora é só me seguir
Pois eu vou dançar o baiãoEu já dancei balancê
Xamego, samba e xerém
Mas o baião tem um quê
Que as outras danças não têmQuem quiser é só dizer
Pois eu com satisfação
Vou dançar cantando o baiãoEu já cantei no Pará
Toquei sanfona em Belém
Cantei lá no Ceará
E sei o que me convémPor isso eu quero afirmar
Com toda convicção
Que sou doido pelo baião
Aqui Adriana Sanchez canta “Quase Nada”, de Alice Ruiz e Zeca Baleiro e Asa Branca, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Veja aqui o Canal de Yotube da sanfoneira Adriana Sanchez
Adriana Sanchez no Dicionário Cravo albin da Música Popular Brasileira
http://dicionariompb.com.br/adriana-sanchez
Aqui, sobre o grupo Barra de Saia e sobre Bosco Fonseca
http://www.barradasaia.com.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barra_da_Saia
http://www.myspace.com/boscofonseca1