Por Washington Luiz Araújo, jornalista, Bem Blogado
O Bem Blogado, dentro do Sarau Delivery, apresenta a arte de Dinho Nascimento e família, com o instrumento berimbau sendo a peça principal. Considerado Mestre do Berimbau, o artista utiliza este instrumento como uma guitarra do blues, ou um acordeon do forró. Além do berimbau, toca kalimba, talk-drums, tambor de língua, djambé, ashiko, entre outros.
Quem faz quarentena em família, permanece em família, Dinho Nascimento está em casa com a companheira Cecília Pellegrini e o filho Gabriel Nascimento fazendo uma apresentação especial para o Sarau Delivery. O outro filho do casal, Mano Aluah, mora na Inglaterra e foi integrante do grupo mundial de percussão Stomp.
Sobre O vídeo acima, diz Dinho do Nascimento: “Na quarentena do Coronavirus a super lua brilhou no céu e nos inspirou a cantar. Neste vídeo gravamos duas músicas: uma “Oh Lua Branca”, de domínio público, e “Um Mundo número nº 1″ minha com Guca Domênico.”
Dinho Nascimento, baiano, radicado em São Paulo, percussionista, cantor e compositor, acrescentou várias inovações à música brasileira, tanto na criação de timbres como na mistura de ritmos e arranjos para instrumentos e vocais.
Suas composições musicais e poéticas trazem o gingado da capoeira, o swing do Caribe e a pulsação rítmica do ijexá, samba-de-roda, congo-de-ouro, barravento, coco, maracatu, chula, salsa, blues e reggae.
Possui três discos solo: Berimbau Blues – 1997, (Prêmio Sharp de Música, categoria regional) Gongolo – 2000 e Ser Hum Mano – 2005. Em 2007 criou a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, que teve seu CD “Sinfonia de Arame” gravado em 2010.
Iniciou sua carreira com o Grupo Arembepe. Acompanhou Gilberto Gil, Tom Zé, Pena Branca e Xavantinho, Zé Ketti, Clementina de Jesus, Alcione, Inezita Barroso, Rolando Boldrin, Sérgio Ricardo, Batatinha, Renato Borghetti, João Bá, Walter Franco, Bendengó, Maricene Costa, Berimbrown, O Terço, Bocato, Tetê Spíndola, Marcos Suzano, Osvaldinho da Cuíca, Tom Zé, Nasi, Flávio Venturini, Vidal França, Tetê da Bahia e muitos outros.
Dinho Nascimento é um ativista de causas culturais e ambientais das quais destaca a luta pelo parques urbanos , em especial o Parque da Fonte, no Morro do Querosene (Vila Pirajussara, Butantã, São Paulo), onde reside.
Sarau Delivery, uma seção do Bem Blogado, traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Vamos nos informar sobre o mal que apavora o mundo para que nossos corpos não sofram, mas vamos alimentar nossas almas para que nossa saúde mental também prevaleça.
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
“Um Mundo nº 1” (Dinho Nascimento e Guca Domênico)
Formamos uma lua cheia
Viemos da mesma aldeia
Som
todos filhos do Sol
Nós
sustenidos bemóis
Voz
todos nós temos
E cantaremos uma canção
Vamos num mesmo OM
OM, OM, OM, OM
Veja o vídeo com Dinho Nascimento e Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene
https://www.youtube.com/watch?v=IEI5V7Uehdg
Oficina de Berimbau Mestre Dinho Nascimento
https://www.youtube.com/watch?v=WSEwYxfFhJs