Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Saurau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, traz novamente ao palco o trovador Pedro Munhoz. Gaucho com alma nordestina, Pedro Munhoz vive em Francisco Santos, na Serra dos Morros, Piauí, a mais de 4 mil quilômetros do lugar onde nasceu, Barra do Ribeiro. Mas o poeta vive encurtando distância, aproximando pessoas com a sua música, com a sua viola, num grande abraço de solidariedade musical.
Aqui, Pedro Munhoz toca “Papo Reto”, uma crônica sobre os momentos difíceis em que vivemos em meio à pandemia do coronavírus. O papo do poeta vai direto nas nossas mentes e corações, com nosso mundo em que temos que escolher o viver entre quatro paredes ou o grande risco da morte.
Veja a apresentação e um papo de Pedro Munhoz com os internautas do Sarau Delivery.
“O papo é reto, direto, assim, tempos obscuros, de mal a pior. Trocamos as ruas, estamos nas redes, a tela é a parede de um mundo melhor. Ah, cantiga, não sei nessa vida onde tudo vai dar Só sei que a pobreza que tanto vitima, que nunca termina, também quer nos matar.Enquanto milhares com a morte se encontram, e pedem socorro, no campo, no asfalto, há um genocídio, um inconseqüente e tolos, dementes, ignoram os fatos.”
O trovador Pedro Munhoz é um dos maiores incentivadores deste “Sarau Delivery”. Apresentado a mim pela minha prima Josedalva Queiroz, pernambucana, Pedro passou a me apresentar inúmeros músicos, literalmente de Norte ao Sul do país.
Pedro Munhoz já esteve no mesmo palco com nomes como: Belchior, Xangai, Daniel Viglietti, Numa Moraes, Raul Ellwanger, Vicente Feliú, entre outros. Possui canções gravadas na voz de Vital Farias, a trupe O Teatro Mágico (com trilha para a novela Flor do Caribe – Rede Globo/2013), Mônica Albuquerque, entre outros
Já fez trilhas para cinema, documentários e vídeos. Com seis álbuns, duas coletâneas e um DVD ao vivo, também possui participações em trabalhos fonográficos produzidos em Cuba, Colômbia e Espanha.
Além de trovador, Pedro Munhoz é produtor fonográfico. Conta também com participações em livros, pois lançou em 2018 o seu primeiros trabalho literário, “Poemais e Outras Canções Urgentes”, juntamente com um DVD.
Sarau Delivery, uma seção do Bem Blogado, traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
Papo Reto (Pedro Munhoz)
O papo é reto,
direto, assim,
tempos obscuros,
de mal a pior.
Trocamos as ruas,
estamos nas redes,
a tela é a parede
de um mundo melhor.Ninguém se abraça,
ninguém se aproxima,
pessoas com medo,
portão, cadeado.
A falta de tudo,
é pauta, é matéria,
a fome e a miséria,
as leis do Mercado.Ah, cantiga,
não sei nessa vida
onde tudo vai dar
Só sei que a pobreza
que tanto vitima,
que nunca termina,
também quer nos matar.O jornal assusta,
despeja notícias,
janelas e portas,
de vez, se fecharam.
Não tem mais conversa,
as noites, com medo,
chegaram mais cedo
e silenciaram.Enquanto milhares
com a morte se encontram,
e pedem socorro,
no campo, no asfalto,
há um genocídio,
um inconsequente
e tolos, dementes,
ignoram os fatos.
Aqui, Pedro Munhoz em “É tudo ou Nada”, no programa da Rede Aparecida, “Vida no Sul”, 2016, apresentado por Antonio Gringo. No acompanhamento, o também grande trovador gaucho, Demétrio Xaxier, que já esteve no palco do Sarau Delivery.
https://www.youtube.com/watch?v=ywo03zG2f9c
Apresentação anterior de Pedro Munhoz no Sarau Delivery:
https://bemblogado.com.br/site/sarau-delivery-a-arte-nos-tempos-do-coronavirus-apresenta-pedro-munhoz-um-trovador-por-excelencia-gaucho-e-nordestino-convicto/
::::::Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui::::::
::::::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::::::