Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
O Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, homenageia, com muita tristeza, o poeta Aldir Blanc. Aqui, já na fase de Aldir no hospital, o casal amigo Leila Martins e Jorge Roberto Martins, o nosso Jorginho, nos propiciou este momento terno, com “O Bêbado e o Equilibrista”, música que tanto nos diz sobre a história recente do Brasil, que imortalizou mais ainda Elis Regina, Betinho, Henfil e tanta gente que partiu…
Jorginho, filho do grande compositor Roberto Martins, todos os dias envia um vídeo tocando para os amigos em quarentena. Num dia destes, Leila, a musa companheira do pianista e cinegrafista exclusiva nestes tristes tempos, gravou o artista homenageando Aldir Blanc. Era uma homenagem sentida, pessoal, mas Leila gravou sem Jorginho saber. Ouçam a voz de Leila ao fundo.
E Aqui está, Aldir. Sabemos que o show de todo artista tem que continuar e você está vivo mais do que nunca. Você se eternizou, Aldir, com suas letras, sua sabedoria, sua solidariedade, sua sagacidade.
Alguns entendem como piegas lembrar este pensamento de Guimarães Rosa ao citarmos quando alguém que a gente considera muito se vai: “O mundo é mágico.
As pessoas não morrem, ficam encantadas”. Como não sou poeta, muito menos tenho a verve, a graça, de Aldir Blanc, digo, sim, que ele se encantou.
E vou ser piegas mais ainda, perdão Aldir, citando Saint-Exupéry:” Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
Aqui, Elis Regina, emocionante, cantando Corsário, de Aldir Blanc e João Bosco:
Obs.: Imagem da capa: arte do artista Mello Menezes, grande amigo de Aldir Blanc, para a capa do “Vida Noturna”
Não sabemos quem é o autor da bela arte que vai no final desta postagem. Quem souber, por favor, nos avise para darmos o devido crédito.