Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, traz a flauta de Maiara Moraes com “Desprezado”, de Pixinguinha.
A flautista toca, no horário da roda de choro da Praça São Salvador (RJ), em homenagem à nossa querida Ana do Chorinho, doce e meiga comandante do “Arruma o Coreto”.
O Sarau Delivery é lugar da emoção trazida pela música, mas, com este tempo sombrio em que vivemos, a tristeza ameaça tomar conta. A Ana do Chorinho, que desde o início da quarentena vem tocando aos domingos, infelizmente, passou por momentos tristes nos últimos dias, mas vem se recuperando e, em breve, voltará a tocar para sua flauta para nós.
Ana pegou Covid-19 ao cuidar do pai que, infelizmente, veio a falecer. A irmã, que cuidou do pai com Ana, também foi contaminada. A mãe delas e o marido da flautista, Arnaldo, também ficaram doente. Mas estão todos num processo de recuperação.
Com a impossibilidade de Ana, falei com esta jovem e talentosa flautista, Maiara Moraes, que mora em Floripa. De imediato, Maiara se prontificou a se apresentar em homenagem a Ana do Chorinho e todo o nosso povo, músicos e público, da roda de choro da Praça são Salvador.
Flautista, compositora, arranjadora e professora radicada em São Paulo desde 2012. Natural do sul do país, Maiara Moraes vem ao longo de sua carreira desenvolvendo um importante trabalho com a flauta dentro da música popular.
Através da pesquisa (realizou mestrado sobre o Copinha, UNICAMP), performance (Maiara Moraes Quarteto, Cabeça de Vento, Orquestra Mundana Refugi, Gaia Wilmer Big Band, Conjunto João Rubinato, entre outros) e ensino (aulas particulares e oficinas), todo seu trabalho converge sobre o tema da flauta transversal na música popular brasileira e latino-americana – interpretação, linguagem, técnica e improvisação.
Em 2018 lançou seu primeiro disco NÓS só com composições de flautistas contemporâneos. Seu segundo disco – CABEÇA DE VENTO – apresenta apenas composições de sua autoria, e foi lançado em setembro de 2019 pelo selo de música instrumental Blaxtream.
Ana do Chorinho, com o companheiro Arnaldo e a mãe dela.
Aqui, Maiara Moraes com Daniel Migliavacca – Bandolim e Pedro Cury – Violão, tocando “Suíte Norte Sul Leste Oeste” (Hermeto Pascoal)
Vejam aqui Maiara Moraes e Quarteto tocando “Amando Sempre”, de Copinha
https://www.youtube.com/watch?v=m8Jw0IeRIW4
Facebook de Maiara Moraes:
https://www.facebook.com/maiarafmoraes/
Messenger:
m.me/maiarafmoraes
Instagram: Instagram/maiaramoraes_flauti
Youtube:
https://www.youtube.com/user/maiaramoraes1?fbclid=IwAR0DePkg-Ehti-PV9EJJLKmeuZUnFl1ItsAYzBWe1-CuXKzOXZdkjlTwjmc