Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
O Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, apresenta Cristina Braga, sua harpa e seu canto com “Coração Vagabundo”, de Caetano Veloso.
Cristina Braga, com seu grande talento, é grande divulgadora, da harpa no país e no mundo. Para ela, “a harpa tem a forma do mapa brasileiro, é como ter o Brasil nas mãos, tocar o Brasil”.
Esse instrumento tem uma história documentada de aproximadamente 5.500 anos e mantém sua estrutura triangular com cordas de comprimentos diferentes.
Cristina Braga foi aluna de Acácia Brazil no Rio de Janeiro, formada pela UFRJ, onde alcançou o prêmio de distinção máxima “Medalha de Ouro” e de Susann MacDonald nos EUA. Tem 18 discos gravados, o mais recente como solista da Sinfônica de Brandemburgo, Alemanha.
Ocupou o cargo de primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro até 2016, na qual tocou sob a batuta de nomes como Mistislav Rostropovich, Karl Martin, José Maria Florêncio, Sílvio Barbato, Sílvio Viegas, entre outros. É professora de harpa da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Com a mesma naturalidade aprendeu a burilar na bossa-nova. tocando com Peri Ribeiro, estrelou um show de samba tocando Noel Rosa e Cartola na harpa com direção de Haroldo Costa e locução de Sargentelli, tocou com as divas eternas Nara Leão, Ana Carolina e Zizi Possi; gravou em discos de Gal Costa, Marisa Monte, Chico Buarque, Zeca Baleiro entre outros; colocou harpa no rock nacional acompanhando os Titãs, e participou de apresentações ao lado de Lenine.
Foi uma das diretoras do Congresso Mundial de Harpas, de 1993 a 2011, criou e dirigiu o Festival Vale do Café por quatro edições, até 2006.
Em 2014 inaugurou o Jardim Ecológico dedicado à Música, o Uaná Etê, nas montanhas do Rio de Janeiro ao lado de seu companheiro, o músico Ricardo Medeiros aonde faz a direção artística, www.uanaete.com , criou a Festa Livre Ornamental do Rio – FLOR Atlântica e a Festa das Luzes e Arte da Mata Atlântica com o iluminador Paulo Cesar Medeiros.
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Vamos nos informar sobre o mal que apavora o mundo para que nossos corpos não sofram, mas vamos alimentar nossas almas para que nossa saúde mental também prevaleça.
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
Com vocês, Cristina Braga em “Coração Vagabundo”, de Caetano Veloso:
Coração Vagabundo (Caetano Veloso)
Meu coração não se cansa
De ter esperança
De um dia ser tudo o que querMeu coração de criança
Não é só a lembrança
De um vulto feliz de mulher
Que passou por meus sonhosSem dizer adeus
E fez dos olhos meus
Um chorar mais sem fimMeu coração vagabundo
Quer guardar o mundo
Em mimMeu coração vagabundo
Quer guardar o mundo
Em mim
Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui.
Curta, compartilhe e assine canal do Bem Blogado no Youtube.
Vejam mais Cristina Braga, aqui com o companheiro, baixista e arranjador Ricardo Medeiros, pelo Instrumental Sesc Brasil