Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, traz sempre cultura popular na quarentena. Viaje aqui com Demétrio Xavier cantando e o contando a “A Sanga do Pedro Lira”. Ah, você não sabe o que é sanga? Eu também não sabia.
Apresentado pelo cantor e violonista gaúcho, radicado no Nordeste, Pedro Munhoz,, Demétrio Xavier dá uma aula aqui de geografia e cultura popular da fronteira do Rio Grande do Sul.
Seja levado e levada à “Sanga do Pedro Lira” na voz e no violão de Demétrio Xavier.
Este “brasilzão” tão maltratado sobrevive em razão da vasta cultura que é o ar que respiramos. Foi mediante Pedro Munhoz que o Sarau Delivery chegou a grandes músicos de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. O artista nos apresentou Marco Aurélio Vasconcelos, grande cantor e compositor. Este está tratando da voz, mas é o parceiro de Demétrio na música aqui apresentada.
Demétrio Xavier é porto-alegrense, formado em Ciências Sociais pela UFRGS e dedicado há mais de trinta anos à pesquisa e difusão da música popular de matriz crioula do Prata e especializado na obra de Atahualpa Yupanqui.
Gravou três CDS: “Camino – Demétrio Xavier interpreta Atahualpa Yupanqui”, de 1998; “O Pajador Perseguido” (2005), em que apresentou sua tradução do poema homônimo de Yupanqui, ao lado de uma versão em espanhol; e o recente Cantos do Sul da Terra (2018), com canções e poemas de diversos autores argentinos, uruguaios e chilenos e temas próprios. Participam deste trabalho músicos convidados do RS, Uruguai e Argentina.
Demétrio conquistou, em 2009, a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, com a canção A Sanga do Pedro Lira, em que assina a letra, junto à melodia de Marco Aurélio Vasconcellos.
De setembro de 2011 a maio de 2018, Demétrio Xavier produziu e apresentou o programa Cantos do Sul da Terra, na rádio FM Cultura de Porto Alegre. O conceito do programa era o de um espaço de compartilhamento e reflexão sobre as culturas e identidades regionais do sul da América Latina de forma integrada, com pensadores, artistas e escritores de outras latitudes.
Publicou textos nos livros coletivos Campos Sulinos e O Alcance da Canção, ambs da UFRGS e Literatura por Tudo, da Jornada de Passo Fundo; na revista O Cuidador e em jornais da capital.
Em junho de 2014, foi eleito para o Conselho Estadual de Cultura, onde atuou até 2016. Em 2018, compartilha com dois outros convidados, a curadoria do projeto Unimúsica.
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
A cerração na Sanga do Pedro Lira