Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, chega ao final da “Semana do Meio Ambiente” – A Destruição do Brasil”. Foi uma semana de protestos musicais, visuais, com prosa e poesia, onde vimos que artistas estão se unindo em torno da causa do meio-ambiente, que nunca esteve tão ameaçado de ser devastado como agora. Continuaremos, em nosso dia a dia a protestar com arte contra a devastação em curso do meio-ambiente.
Nesta postagem, o rio vai desembocar no mar, como é natural. O violeiro, cantor e compositor Osni Ribeiro, de Botucatu(SP) dá um dedinho de prosa, canta e toca para o povo do Sarau Delivery a música “Para Onde Vai o Rio”, de 1990, de sua autoria e “Rio amargo”, dele e de Paulo Nunes. Osni é responsável pelo programa “Manhã Violeira”, no canal de Youtube. Trazemos abaixo um episódio de seu programa, com a música caipira se harmonizando ao meio-ambiente.
Contamos também com o texto “Planeta Água, Planeta Mar”, do oceanógrafo Paulo Harkot, a respeito da imensidão do mar e das ameaças do ser humano. Harkot traz em seu texto a voz alento de Dorival Caymmi. Veja todos os vídeos, leia os textos e interfira, dentro do seu estilo de vida, contra a devastação da natureza, este suicídio progressivo que o ser humano vem praticando.
Osni Ribeiro conversa, canta e toca “Pra Onde Vai o Rio”, de sua autoria.
Pra onde vai o rio? / Pra onde vai o rio? / Irá pra foz se unir ao mar? / Irá pro céu fazer chover? / Correndo assim irá pro fim (…) Segue a terra espalhando / Seu cheiro de esgoto e de cana / E mesmo a chuva nos engana / Quando num falta tá sobrando / E ao se jogar no mar bravio / Na união de suas águas / A podridão do rio deságua / Em meio ao óleo dos navios.
Aqui, a letra completa: https://bemblogado.com.br/site/letra-de-musica-pra-onde-vai-o-rio-osni-ribeiro/
“Coração morto na beira deste rio que morreu”. Osni Ribeiro canta “Rio Amargo”, canção em memória do Rio Doce. Parceria com o poeta Paulo Nunes sobre fragmentos poéticos do Juca Da Angélica.
https://www.youtube.com/watch?v=o-jEiSwfNzU
Programa Manhã Violeira, de Osni Ribeiro, do interior de são Paulo. O episódio aborda a relação da viola, da música, da cultura caipira com a natureza, o meio ambiente, a sustentabilidade e os cuidados com o nosso planeta. Músicos violeiros cantando e contando sobre a importância da preservação do meio-ambiente. Participações de Alcioni e Adilson Galdino e Amilcar Marcel, o Cecéu.
Planeta Água, Planeta Mar, texto de Paulo Harkot, oceanógrafo
O mar, agrupado em oceanos, ocupa a maior parte da superfície de um planeta que, não fosse nomeado pelos seres que viviam e dependiam do ambiente terrestre, teria recebido o nome de Água. Ou Planeta Mar.
Mar gigante, como um grande oceano primitivo, que assegurou a origem da primeira forma viva algum tempo depois de formação da Terra e possibilitou a sua evolução, por meio de milhões de espécies que a sucederam, até chegar a nós, seres humanos capazes de se sensibilizar e se emocionar com o mar, seus seres, suas paisagens, suas cores, seus cheiros, seus sons, e seus sais. Todos responsáveis por sua capacidade de produzir alimentos e garantir trabalho e renda para gente que, há muitas gerações, dependem desse grande mar oceano. Aqui, o texto na íntegra: https://bemblogado.com.br/site/planeta-agua-planeta-mar/
Paulo Harkot, no texto acima, lembra Dorival Caymmi em seu texto, e que não lembra do maravilhoso cantor e compositor baiano quando pensa e fala sobre o mar?
Conheça o projeto Baía Viva, que luta pela Baía da Guanabara. Conheça a plataforma integrada de monitoramento e observação meteo-oceanográfica.
http://www.baiaviva.livinglab-rio.parque.ufrj.br/v1/areas
Um ano de manchas de óleo no Nordeste: relembre um dos maiores desastres do país
Fumaça das queimadas encobre Manaus
https://bemblogado.com.br/site/fumaca-das-queimadas-encobre-manaus/
“Precisa trocar imediatamente o ministro do meio ambiente”, diz cientista do IPCC sobre Ricardo Salles
Moradores de Brumadinho e região protestam pela permanência do auxílio emergencial
O pagamento mensal da ajuda terá fim neste mês, conforme acordo firmado no início deste ano https://www.itatiaia.com.br/noticia/moradores-de-brumadinho-protestam-pela-permanencia-do-auxilio-emergencial-da-vale
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte!
::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::
Foto: Indígena às margens do rio Paraopeba (Brumadinho), por Lucas Hallel – ASCOM/FUNAI