Sarau Delivery: a história dos festivais de música começa com a letra A, de Adonis Karan

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado – 

Sarau Delivery entende que recordar é preciso, principalmente na arte. Estamos cansados de saber que vivemos num país sem memória. Portanto, quando uma grande personalidade do mundo dos festivais de música se manifesta, o Sarau abre suas portas.

Abrimos as portas para Adonis Karan, produtor cultural e cineasta que participou da organização dos principais festivais de música no Brasil, nas décadas de 60, 70 e 80.




Mas, Adonis vem aqui não só para lembrar os festivais que a grande mídia enaltece, quando enaltece. Adonis escreveu um artigo (leia abaixo)  patra o Sarau, lembrando de eventos importantes da chamada era dos festivais que caíram, infelizmente, no esquecimento.

Vejam o texto de Adonis Karan e vídeos sobre os festivais que não são lembrados como deveriam ser. Sempre ressaltando que nem aqueles festivais que são lembrados pela grande mídia têm o destaque merecido. Veja também fotos do album de retratos de Adonis, com grandes artistas.

Texto de Adonis Karan:

“Recentemente, o Canal Brasil exibiu um documentário em seis episódios, intitulado Festivais do Brasil com a proposta de relembrar os grandes festivais de Música Brasileira realizados nas décadas de 60, 70 e 80, cujo foco foi direcionado unicamente aos festivais da TV Record e TV Globo.

Não se lembraram de citar outros emblemáticos festivais realizados naqueles anos dourados, muitos deles organizados e realizados para seis redes de televisão por mim, Adonis Karan, um remanescente daqueles tempos. Leia aqui o texto na íntegra e saiba da importância de Adonis Karan para os festivais.”
https://bemblogado.com.br/site/o-festival-de-esquecimento-sobre-a-era-dos-festivais/

 

Zé Keti cantando “Máscara Negra”, música vencedora no Festival de Músicas para o Carnaval. A canção fez tanto sucesso que virou nome de aparelho de televisão. Veja no vídeo a propaganda.

 

Taiguara canta “Modinha” (Sérgio Bitencourt) vitoriosa, em 1968, do Festival “O Brasil Canta no Rio”, ao lado de “Ultimatum”, de Marcos e Paulo Sérgio Valle.

 

Marcos Valle Anamaria Valle cantam “Ultimatum”. A música dos irmãos Marcos e Paulo Sergio Valle, dividiu o primeiro lugar com “Modinha”, de Sérgio Bitencourt no Festival O Brasil Canta no Rio, 1968.

https://www.youtube.com/watch?v=rtLpDFk4XaQ

 

Aqui, imagens da TV Tupi e classificações do Festival Universitário da Música Brasileira. Ouça trechos das belas músicas apresentadas e que ganharam destaque no festival.
https://www.youtube.com/watch?v=uaBJoAUbCT0

Adonis Karan Foi diretor da Rede Tupi, TV Record, TV Excelsior, TV Educativa, TV Manchete e TV Globo.

Começou a carreira na TV Excelsior, produzindo um programa dominical com a atriz Bibi Ferreira, dirigido por Manoel Carlos. Em 1966, co-produziu seu primeiro festival para a TV Record o III Festival da Música Popular Brasileira. Mais tarde, promoveria outros eventos semelhantes, como O Brasil Canta no Rio (Excelsior);

Concurso de Músicas para o Carnaval e Festival Universitário (Tupi); O Som das Águas (Manchete); Chorando no Rio (TVE – Rede Brasil); e MPB Shell (Rede Globo): Festival Estudantil da Música Brasileira (Caxias – Baixada Fluminense)

Os mencionados festivais revelaram compositores da importância de Chico Buarque, Geraldo Vandré, Edu Lobo, Vinícius de Moraes, Martinho da Vila, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Wagner Tiso, Francis Hime, Gonzaguinha, César Costa Filho, Ivan Lins, Aldyr Blanc, Belchior, Paulinho Tapajós, Alceu Valença, entre outros. Conheça mais sobre a trajetória artística de Adonis Karan aqui no Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Adonis_Karan

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Brasil Canta no Rio
Programa considerado como o primeiro festival nacional de música popular brasileira, contava com vários cantores e compositores da época, tais como: Clara Nunes, Taiguara, Maria Creuza, João Dias, Beth Carvalho, Sérgio Bittencourt, Dalila, Edu Lobo, Elis Regina, ,Gilberto Gil, Chico Buarque, Marcos Valle e muitos outros. Produzido e desenvolvido pela TV Excelsior Rio de Janeiro, o festival O Brasil Canta no Rio foi realizado em 1968, em oito estados, simultaneamente, sem o apoio da Embratel. A apresentação final foi realizada no Maracanãzinho e a criação, organização e realização ficou a cargo de Adonis Karan, consagrado realizador de festivais. (Fonte Wikpedia sobre Adonis Alonso)

Ouça aqui o disco completo de “O Brasil Canta no Rio – 1º Festival de MPB 1968”
https://www.youtube.com/watch?v=kVjH6kdNbl4

 

 

 

 

 

 

Vicente Viola canta “Martelo Linfático”, Festival “som das Águas”, Rede Manchete. A música ficou com o segundo lugar. http://redemanchete.net/videos/video.asp?aid=43&idyt=tbe-YlOAAfM&t=Vicente-Viola–FESTIVAL-DA-MANCHETE-equot;SOM-DAS-AGUASequot;-Martelo-Linfatico–2o-LUGAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto da capa do blog: Adonis Karan na frente de Belchior, Billy Blanco e Nonato Buzar

Demais fotos: Adonis com Chico Buarque e Sérgio Ricardo; com Roberto Carlos; com  Gonzaguinha, Lúcio Alves, Miguel Gustavo e Carlos Monteiro; com Pelé; com Monsueto e Geraldo Vandré; com Rita Pavone e Roberto Carlos

Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias