Sarau Delivery: a Leitura Galopante de Livramento em homenagem a Ruth Rocha e Tião Rocha

Compartilhe:

Sem livros, dificilmente se aprende a gostar de ler (Ruth Rocha)

Sarau Delivery vai de literatura hoje. Literatura tão atacada nos últimos tempos, mas tão amada e divulgada por pessoas como Conceição Campos em seu projeto “Leitura Galopante”.

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado




O escritor uruguaio, grande pensador Eduardo Galeano, dizia que “quando morre um velho, uma biblioteca se incendeia”. A jornalista e escritora Conceição Campos, mediante a sua personagem Livramento, vive a divulgar grandes nomes da literatura para que as bibliotecas fiquem vivas.

E, vamos combinar, quem criou obras literárias importantes jamais será incendiado pelo ostracismo. Não enquanto existirem figuras como a personagem Livramento, que incentiva para a leitura, pricipalmente as crianças.

Livramento, que já jogou luz sobre Manoel de Barros, Câmara Cascudo, Ariano Suassuna e Clarice Lispector,  homenageia agora escritora Ruth Rocha, dentro do projeto “Leitura Galopante”, “Livramento Conta”.  

Ruth Rocha que, aos 90 anos,  já é por si só uma biblioteca em termos de criação, com mais de 130 obras voltadas para crianças.

Mas Livramento (Conceição Campos) traz também outro grande incentivador para que bibliotecas não sejam um mero repositório de livros, mas sim uma instituição cheia de vida. Estamos falando do educador mineiro Tião Rocha.

Venha conhecer mais sobre o trabalho de Ruth Rocha e Tião Rocha (pelo que percebi não são parentes) na “Leitura Galopante” de Conceição – Livramento – Campos.  

Vá de vídeo em vídeo, como se você abrisse um livro e o mundo encantado da literatura te abraçasse.

BASTIDORES 1 | Ruth Rocha, a homenageada

BASTIDORES 2 | A criação da história

Livramento Conta – “Ruth, a Menina que Riu dos Reis”

 “Às vezes o certo mesmo é a gente perder a paciência!”

Livramento surge, com a sua cabeleira de livro, montada numa charrete cheia de malas e baús. O galope vem das patas do incrível Colofão – raça rara de cavalo-leitor e seu grande parceiro de aventuras.

Eles chegam cedo para montar o espetáculo que acontecerá naquela mesma noite, quando vai ser contada a história delicada e divertida de Ruth – uma menina atrevida e corajosa, capaz de enfrentar até o mais cruel dos reis.

O conto original de Conceição Campos homenageia a vida e a obra da grande escritora brasileira Ruth Rocha – que, em plena atividade, acaba de completar 90 anos. Com profundo respeito pela infância, e apostando todas as fichas na irreverência, na independência, na poesia e no bom humor, os livros de Ruth sempre apontaram para a sensibilidade e a força das crianças.

Ancorado na narração de textos originais da autora e atriz Conceição Campos sobre a vida e a obra de grandes escritores brasileiros, o projeto Leitura Galopante lança assim o seu primeiro módulo – em meio à pandemia –, traduzindo para a linguagem audiovisual uma combinação de teatro mambembe, contação de histórias e literatura.

Dirigido por Fábio Enriquez, com trilha sonora original do bandolinista Pedro Amorim, o filme conta também com a participação de músicos da Orquestra Jovem Paquetá tocando ao vivo em algumas cenas.

BASTIDORES 3 | Tião Rocha, o entrevistado

“Entrevista com Tião Rocha” – Pra que serve ler?
“É preciso pensar grande, fazer pequeno e fazer sempre.” (Tião Rocha)
O premiado educador popular Tião Rocha conta ao Leitura Galopante, entre outros episódios, a incrível história da escola do Seu Antônio, que ele conheceu em Moçambique e que foi decisiva para os rumos do seu trabalho no CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) em seu retorno ao Brasil.
Conta ainda sobre o curioso desafio – lançado aos estudantes de uma escola decadente no interior do Maranhão – , de plantar 10 mil árvores em 10 minutos. Em conversa com a autora e atriz Conceição Campos, Tião Rocha vira do avesso os conceitos de cultura e aprendizagem, enfrentando a pergunta que dá nome ao encontro: – Afinal, pra que serve ler?

Para saber mais sobre Tião Rocha e os projetos do CPCD clique aqui: http://www.cpcd.org.br/

Wikipédia sobre a escritora Ruth Rocha:

Nasceu aos 2 de março de 1931, na cidade de São Paulo. Em 1967, começou a escrever artigos na revista Claudia, com matérias sobre o tema da educação, e em 1976 publicou o seu primeiro livro: Palavras Muitas Palavras.

Sua obra mais conhecida é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que já vendeu mais de um milhão de livros. Hoje, tem mais de 130 títulos publicados, com traduções para 25 idiomas. Lançou livros no parlamento brasileiro e na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. 

Em 2000 gravou para o Canal Futura e a série Quem Conta um Conto, uma série de animação que reproduz o poema épico de Homero, comentando as viagens e aventuras de Odisseu após a tomada de Troia até seu regresso à Ítaca na Grécia Antiga. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruth_Rocha

Conceição Campos – trajetória artística

Participações anteriores de Livramento (Conceição Campos) no Sarau Delivery

Sarau Delivery e a centenária que nasce sempre: Clarice Lispector pela personagem Livramento, de Conceição Campos

Vá ao canal do Youtube da Livramento Conta. Curta, compartilhe e assine:

https://www.youtube.com/channel/UCGHYlW0uW0U9TRco5Psk3nw

Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:

https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured

Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte e resistência!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias