Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Capa: Charge de Genildo
Fica decretado que o homem / não precisará nunca mais duvidar do homem / Que o homem confiará no homem / como a palmeira confia no vento, / como o vento confia no ar, / como o ar confia no campo azul do céu
…….
Não tenho o sol escondido / no meu bolso de palavras / Sou simplesmente um homem / para quem já a primeira / e desolada pessoa / do singular – foi deixando, / devagar, sofridamente / de ser, para transformar-se / — muito mais sofridamente —
/ na primeira e profunda pessoa do plural
(Thiago de Mello, que a sua poesia prevaleça e se transforme em realidade)
Sarau Delivery busca oxigênio na poesia do amazonense Thiago de Mello, na espiritualidade indígena e na música para suportar o sufocamento imposto pela incúria de governantes “dinheiristas”, logo, nem um pouco humanistas.
Veja vídeos com música com poema de Thiago de Mello, um emocionante vídeo de animação sobre a Covid-19 e os indígenas, o descaso, com ares de proposital, de governantes.
Pensar no Amazonas é pensar, principalmente, na floresta e nos indígenas. Ficamos refletindo: se a situação é aterradora em Manaus, imagine nas aldeias, nas pequenas cidades do Amazonas e da Amazônia.
As notícias de que a falta de oxigênio está matando gente em Manaus deixou-nos com lágrimas nos olhos. A revolta veio poluída, cheia de ódio, mas respiramos fundo (que bom que alguns de nós ainda podem) e fomos buscar aspirações para pensar num dia melhor.
Sei que este dia melhor só virá com a queda do inominável, aquele que incorpora a má fé e a maluquice em prol de um mundo pior.
Vídeo animado “Pela Vida Inteira”
A cada hora, cinco indígenas são contaminados pelo novo coronavírus no Brasil. Mais de 27 mil casos já foram confirmados e mais de 700 indígenas já ) (números de 04 de setembro de 2020. Diante dessa tragédia, a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé e a Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, ambas de Rondônia, levam uma me
Mensagem de força, alerta e prevenção para as aldeias. Novos casos não param de surgir e esse recado é urgente! A animação “Pela Vida Inteira” é narrada pelo escritor e professor Daniel Munduruku.
Vejam triste imagem de uma mulher na porta de um hospital em Manaus chorando, clamando por oxigênio para que os leitos naquele prédio não se transformassem, literalmente, em leitos de morte. Infelizmente, muitos morreram sufocados.
Mas, como diz o poeta Thiago de Mello, de 94 anos: Faz escuro mas eu canto, / porque a manhã vai chegar / Vem ver comigo, companheiro, / a cor do mundo mudar / Vale a pena não dormir para esperar a cor do mundo mudar
Nara Leão– ‘Faz Escuro Mas Eu Canto”, Thiago de Mello e Monsueto Menezes
Os 10 melhores poemas de Thiago de Mello. Leia e entenda os motivos que levaram o Sarau a procurar lenitivo na arte do poeta para estes momentos trágicos em que vivemos.
Escritor e tradutor amazonense, com obras traduzidas para mais de trinta idiomas, Thiago de Mello, é conhecido também como o poeta da floresta. Sua escrita é comprometida com as causas sociais e ambientais, especialmente, a conservação da Amazônia.
TV Câmara: ONGs querem reforço em fronteiras sanitárias para indígenas
Morrer sem oxigênio em Manaus, a tragédia que escancara a negligência política na pandemia
Após minimizar crise, Planalto e Governo do Amazonas correm contra o relógio para transferir pacientes a outros Estados e conseguir importar insumo. Nos primeiros dias de janeiro, morreram 1.654 pessoas no Estado, mais do que entre abril e dezembro
Informe-se sobre a Amazônia no site Amazônia Real
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte!