Sarau Delivery: Abel Duere, uma ponte da cultura popular de Angola para o Brasil há quarenta anos

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado – 

Sarau Delivery volta a trazer ao nosso palco o cantor e compositor angolano Abel Duere, que vive no Brasil há mais de 40 anos tendo trazido a família da África e a ampliado no Brasil, sempre com a música  da africanidade nas veias.

Abel Duere prega e pratica Nelson Mandela ao combater o segreacionismo agregando. Branco, descendente de portugueses, Abel é angolano de corpo e alma, convivendo com seus irmãos de forma igualitária.




No Brasil, o artista sempre incentivou e cantou a música africana, tendo em seus grupos músicos de diversos países daquele continente. Ativista social, Abel sempre lutou contra desigualdade em sua África e no Brasil, fazendo um trabalho incansável pela cultura popular.

Palavra de Abel Duere sobre a live que retrata seus primeiros anos no Brasil, convivendo com músicos brasileiros e africanos, e apresentação nestes tempos de pandemia: “Surge no Brasil a revelação da contemporaneidade da música angolana. Participação nacional: Didier Fernan, Tinho Martins e Cebolinha. Participação internacional: Banda Afra Sound Stars. Filmes e vídeos dos anos 80, acervo inédito do artista que vai emocionar e transportar você a um passado glorioso.”

Veja aqui links com vídeos editados de várias músicas apresentadas na live. Antes, Abel Duere fala com o povo do Sarau sobre a sua live.

“Galera”, Abel Duere, trecho da live que apresentou recentemente.

Abel Duere em “Txiueue”

Abel Duere no Jô Soares, em 1989, quando da chegada da Banda Afra Sound Stars ao Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=hdCPidRpMos

 

“Madalena”

 

“Kimbele”

 

“Berimbau”.

 

Live completa, com Abel se apresentando em performance atual, dentro da quarentena, entremeada por imagens do artista cantando com grandes músicos brasileiros e africanos, dentre os quais Sivuca (capa do blog).
https://youtu.be/nbOQUf1OvG4

 

Abel é responsável pela Oficina Percussão na Maré, com aulas de música para jovens carentes, tendo ao seu lado personagens como Laudir de Oliveira, grande percussionista brasileiro, falecido em 2017, que fez parte da banda americana Chicago, Guto Goffi, baterista do Barão Vermelho e Oscar Bolão, grande baterista brasileiro.
Vejam aqui uma apresentação da Oficina com a garotada da Maré e os professores. Veja texto e créditos na postagem da Maracatu Brasil.

 

Lei aqui sobre as famílias angolanas que chegaram à Maré, Rio de Janeiro.
https://datalabe.org/mare-angolana/

 

Participações anteriores de Abel Duere no Sarau Delivery:

https://bemblogado.com.br/site/sarau-delivery-a-arte-nos-tempos-do-coronavirus-traz-a-musica-africana-de-abel-duere-diretamente-de-seu-quintal/

https://bemblogado.com.br/site/sarau-delivery-a-arte-na-quarentena-traz-a-bronca-e-a-musica-do-artista-angolano-abel-duere-quero-meus-filhos-vivos-eles-nao-vao-a-escola/

 

Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured

 

Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias