Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Sarau Delivery traz Ana do Chorinho em “Recordações”, polca atribuída a Pixinguinha, mas, segundo o Instituto Moreira Salles, de Julio Bahianinho. O erro não foi de Pixinguinha, mas de quem catalogou a música na hora de uma gravação (veja abaixo).
Se há dúvida sobre a autoria de “Recordações”, não há sobre as belas recordações que Ana do Chorinho tem do pai, Roberto Caetano.
Recado da Ana: “Oi, Washington. Segue a música da semana. Dessa vez em homenagem ao meu pai, que se não tivesse perecido em desvirtude da Covid, estaria completando 83 anos.
Roberto Caetano, botafoguense, sagitariano, grande amigo e pai. Vai continuar fazendo falta, mas deixou muitas recordações. 12/12/1938 – 02/05/2020”.
Ah, prestigie sempre o grupo liderado por Ana do Chorinho, Arruma o Coreto, na Praça São Salvador (RJ), todos os domingos, das 11 às 14 horas.
“Recordações” (Pixinguinha (?), Júlio Bahianinho)
Gravada por Altamiro Carrilho e Carlos Poyares no LP “Pixinguinha de Novo” (Marcus Pereira, 1975). Erroneamente atribuída a Pixinguinha, esta polca é na verdade de autoria de Júlio Bahianinho, conforme comprova manuscrito encontrado no Acervo Jacob do Bandolim/MIS-RJ (PMH 108), em cópia de Guilherme Cantalice datada de 1878.
Vá no Canal do Youtube de Ana do Chorinho. Curta, assine e compartilhe.
https://www.youtube.com/channel/UC0oriwuhE3Y2h3Z3QSaNRbA
Vá na página do Facebook do Arruma o Coreto:
https://www.facebook.com/Arrumaocoreto/
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!