Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Sarau Delivery vem com Ana do Chorinho em “Fala Baixinho”, de Pixinguinha e letrada por Hermínio Bello de Carvalho.
E vamos aqui falar altinho: Ana do Chorinho faz aniversário hoje, 23 de janeiro. Que milhões de flautas ecoem a sua felicidade.
Querida Ana, você estaria recebendo efusivos cumprimentos no coreto hoje, mas com a pandemia que teima em se manter nas ruas, melhor receber cumprimentos virtuais, não menos fraternais.
Vida longa, musical e profícua à nossa Ana.
Recado da Ana(versariante): “Caro Wash, gosto muita dessa música. Acabei incluindo a letra da metade para o fim… Divirtam-se. Bjs!”
Divirta-se você também, Ana e comemore muito a sua data.
Do Instituto Moreira Salles:
Parceria de Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho. Segundo o pesquisador José Silas Xavier, teria sido composta em 1964 no hospital onde o compositor estava internado e feita em homenagem a uma das enfermeiras que o atendia, recebendo o título inicial de “Mascote” ou “Mascotinha”.
Com o título de “Fala Baixinho” e já com letra de Hermínio, a música recebeu o 5º lugar no II Festival Internacional da Canção de 1967.
No Acervo Pixinguinha/IMS existe um manuscrito do compositor, sem indicação de título, onde foi erroneamente acrescentado por terceiros o título de “Cordiais Saudações”.
No Acervo Casa do Choro existe cópia de um outro manuscrito do autor, em versão para piano.
Elizeth Cardoso & Camerata Carioca – “Fala Baixinho” – Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho
Elizeth Cardoso e Camerata Carioca, de Pixinguinha e Hermínio Bello de Carvalho, “Fala Baixinho”. Álbum: Elizeth Cardoso – Uma Rosa para Pixinguinha. Participação de Radamés Cnattali & Camerata Carioca. Ano de 1983.
Vá ao canal do Youtube de Ana do Chorinho. Curta, compartilhe e assine: https://www.youtube.com/channel/UC0oriwuhE3Y2h3Z3QSaNRbA
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, c om apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!