Sarau Delivery: Ana do Chorinho toca “Trombone Atrevido”, que já foi vadio, de Pixinguinha

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –

Sarau Delivery traz a flauta irreverente de Ana do Chorinho em “Trombone Atrevido” de Pixinguinha.




Pesquisamos, mas não encontramos gravação de Pixinguinha para “Trombone Atrevido”. O que ficamos sabendo é que a música foi gravada com este título, em 1976, como se fosse inédita, por Manoel Araújo (não é meu parente). No entanto, o diligente pessoal do Instituto Moreira Salles descobriu que a música já havia sido gravada por Orlando Silva Leite (não é o cantor) em 1957 com o nome de “Trombone Vadio”.

Atrevido ou vadio? Numa partitura de Pixinguinha está escrito, à mão, “Trombone Vadio”. Portanto, vamos respeitar a vontade do mestre. Atrevido ou desavisado foi o Manoel Araújo que gravou a música como se fosse inédita.

Recado da nada atrevida, sempre respeitosa com as obras alheias Ana do Chorinho: “Cara, quando ouvi essa música, apesar de tocar flauta, pensei comigo: eita que choro lindo e mexido. Eu vou tocar isso… Corri atrás da partitura e comecei a tocar logo. A música quando cai no gosto, fica pronta rápido.

Eis que, com a pandemia, e com as músicas semanais para o canal do Yotube, acabei por começar a encomendar bases de um novo amigo de Angra dos Reis, chamado Cristiano, mas essa de hoje foi feita em conjunto com o Caio, outro grande músico que mora em Recife… Boa semana e veja se gosta desse Trombone, tocado por uma flauta… rsrsrsrsr”

Gostamos muito Ana e estamos loucos para “vadiar” na Praça são Salvador, num domingo depois da pandemia, para vê-la tocar “Trombone Atrevido” com o povo do Arruma o Coreto.

Ana do Chorinho em “ Trombone Atrevido” do mestre Pixnguingha.

Editado por Rodrigo Caetano Ana Caetano – Flauta Base: Caio 7 cordas

“Trombone atrevido”-  Show “Pixinguinha 120 anos” – Nailor Proveta e Cristóvão Bastos

Trecho do show “Pixinguinha 120 anos”, com Nailor Proveta e Cristóvão Bastos. O evento fez parte da comemoração dos 120 anos do nascimento do compositor. Mais sobre Pixinguinha: http://pixinguinha.ims.com.br/

 

No site do IMS – Instituto Moreira Salles

Um trombone que vadio passou para atrevido

“Gravado por Manoel Araújo no LP Choradas, Chorões, Chorinhos (Companhia Internacional de Seguros, 1976) como música inédita, este choro já havia sido gravado anteriormente pelo trombonista Orlando Silva Leite em 1957 (LP Sinter-539), com o título de “Trombone Vadio”.

No Acervo Pixinguinha/IMS existe uma partitura manuscrita pelo próprio compositor, sem indicação de título, na qual foi aposto o título “Trombone Atrevido” em caligrafia diferente da usada na notação musical. Música editada pela Irmãos Vitale.”

 

Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte e resistência!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias