Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery, mais uma vez, mostra um exemplo de como a arte vai ao encontro do social e procura apoiar pessoas carentes com talento para a música.
Imagine o quanto de talentos em todas as áreas o Brasil perde em razão da desigualdade social. São projetos como o da Orquestra de Cordas da Grota do Surucucu, em Niterói, criado por Lenora Mendes e Marcio Selles, que amenizam esta questão. Uma gota no oceano de desigualdade, mas uma gota, como dizia o slogan sobre vacina, que salva.
Diz um texto no site do projeto: “Desde 2005 o projeto da Orquestra e Cordas da Grota oferece um curso de formação em música que capacita seus estudantes como instrutores de música. Ao longo desse um quarto de século se apresentou em diferentes estados brasileiros, além de ter ido ao exterior, localidades como Portugal, Estados Unidos e América Central.
Veja abaixo vídeos de apresentações da Orquestra e textos sobre este belo projeto não só de formação musical mas, principalmente, de formação de pessoas para a vida. Veja também breve entrevista de Kely Pinheiro, musicista que ganhou uma bolsa e hoje estuda na Berklee College of Musica, Boston (EUA).
Lenora Mendes e Marcio Selles falam para o Sarau Delivery sobre o projeto e como você pode participar dele:
Vídeos sobre a Orquestra da Grota, em 2018
A Comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, é um lugar favelizado, situado próximo a um bairro de classe média. Os moradores do local vivem em meio à violência ora do tráfico de drogas ora da ação policial que sempre se apresenta hostil aos menos favorecidos. As crianças e jovens sentem na própria pele os efeitos da desigualdade social, baixa escolaridade familiar, falta de perspectiva profissional, exclusão educacional, social, cultural e racismo. Veja aqui texto completo sobre o projeto e a região onde se localiza. https://bemblogado.com.br/site/orquestra-de-cordas-da-grota-25-anos-de-musica-e-cidadania/
Na quarentena, mas soprando pela vida cultural:
Assista aqui vídeo com Kely Pinheiro, artista originária da Orquestra de Cordas da Grota, que ganhou uma bolsa e está estudando em Boston, graça ao seu grande talento e apoio de professores e da comunidade. Entrevista de Sandra Cabral, gravada e editada por Américo Vermelho:
Entre aqui no site da Orquestra de Cordas da Grota, conheça mais ainda sobre este belo trabalho e veja como contribuir para o projeto.
Aqui, um fato triste que demonstra a injustiça social
Preso por ‘portar’ violoncelo, músico negro da Orquestra de Cordas da Grota é libertado
O violoncelista Luiz Carlos Justino, 23 anos, passou os últimos 12 anos de sua vida na Orquestra de Cordas da Grota, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Na quarta-feira (02/09), após se apresentar nas barcas, parou com mais dois colegas para tomar algo em uma padaria. Foi abordado pela polícia por “desconfiança” e preso por um roubo que aconteceu em 2017.
Leia matéria completa aqui no blog Ponte Jornalismo:
Na época, início de setembro, a Orquestra de Cordas da Grota protestou em frente ao presídio contra prisão de violoncelista
Orquestra da Grota nas redes sociais:
https://www.facebook.com/OrquestraDeCordasDaGrota/videos/950191482164160/
https://www.instagram.com/tv/CFprR9nBfiN/?igshid=rvw40486c9ui
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte!
::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::