Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery apresenta Ana do Chorinho tocando “Proezas de Sólon”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda.
O ditado de que uma mão lava a outra também funciona nos créditos de uma criação musical.Temos informação de que Benedito Lacerda pode colocar seu nome ao lado de Pixinguinha em várias músicas criadas pelo último, em razão do primeiro ter conseguido um adiantamento nas Editora Irmãos Vitalle. Com o dinheiro, Pixinguinha pôde pagar prestações de sua casa, onde viveu no bairro de Ramos.
E aqui continua se firmando o ditado da mão lavada por outra. A curiosidade beliscou a gente sobre quais seriam as proezas de Sólon. De acordo com o que pesquisamos (veja abaixo), Sólon era um militar dentista que cuidou da boca de Pixinguinha. Em razão disso, o mestre lhe dedicou esta música. Deve ter sido uma forma bem grata e meiga de pagar o amigo dentista. O fato de cuidar dos preciosos dentes de Pixinguinha não deixa de ser uma grande proeza.
E uma das muitas proezas de Ana do Chorinho é a de estar aqui, todos os domingos, tocando para a gente. Enquanto a pandemia não vai, a líder do Arruma o coreto, roda de choro da nossa Praça São Salvador (RJ), toca para nós os mais belos choros que o cancioneiro popular tem como acervo.
Editado por Rodrigo Caetano da Costa
Site do IMS – Instituto Moreira Salles
Um dos mais populares choros de Pixinguinha, foi editado em 1947 pela Vitale com coautoria de Benedito Lacerda por motivos extra-musicais. Em 1938 já havia sido editado pela Mangione, onde consta apenas o nome de Pixinguinha como autor. Existe ainda um arranjo do próprio compositor para dois sax altos, sax tenor, dois trompetes, trombone, piano, violino e contrabaixo, editado também pela Vitale. Segundo afirmou Pixinguinha em seu depoimento ao MIS-RJ, “Solon era sargento e dentista do exército. Tratou dos meus dentes e eu fiz Proezas de Solon”.
Orquestra Brasília toca “Proezas do Sólon”
Veja aqui Ana do Chorinho tocando mais Pixinguinha:
Sarau Delivery: Ana do Chorinho traz “Sofres Porque Queres”, de Pixinguinha
Sarau Delivery traz Ana do Chorinho com “Ingênuo”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda
Sarau Delivery, a arte na quarentena, traz “Rosa”, de Pixinguinha, na flauta de Ana do Chorinho
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte!