Por Washington Luiz de Araújo, jornalista –
Sarau Delivery convida você para conhecer o Dandô – Circuito de Música Dércio Marques.
Trata-se de um “movimento de fomento à diversidade cultural em que poetas e músicos independentes do Brasil e alguns países da América Latina e Europa circulam, contando com uma rede de apoio local nas cidades envolvidas. É uma forma de contribuição para restaurar a trama social” (trecho extraído do site do movimento).
O Dandô conta com sete anos de existência e se encontra em 50 cidades brasileiras, além de Argentina, Chile e Venezuela, e se expandindo para Colômbia, Paraguai, Uruguai, Espanha, França e Portugal.
Aqui, você vai curtir as músicas dos artistas que compõem o Dandô, cuja trajetória me fez lembrar um texto de Mia Couto, no livro “Se Obama fosse Africano”.
O escritor conta a história dos visitadores, líderes tribais de sua Moçambique que saem caminhando, meses, para fazer contato com outras tribos. “Na realidade, prestar visitas é uma forma de prevenir conflitos e construir laços de harmonia que são vitais numa sociedade dispersa e sem mecanismos estatais que garantam estabilidade. Os visitadores gastam a maior parte do tempo em rituais de boas-vindas e de despedida”, diz Mia Couto.
A palavra “Dandô” vem do verbo andar, no linguajar dos pretos velhos, e é extraída da canção “Canto dos Ipês Amarelos” (letra de João Bá, musicado por Klécius Albuquerque e gravado por Dércio Marques e Guru Martins). Portanto, Dandô, inspirado no visitador Dércio Marques, é feito de visitadores que levam a cultura popular para vários pontos do Brasil, América Latina e até Europa, construindo laços de harmonia mediante a música.
Vários artistas que circulam pelo Dandô são participantes do Sarau Delivery. Seguem vídeos sobre o Dandô e com estes artistas, os quais, em sua maioria me foram apresentados pela cantora e compositora Katya Teixeira, coordenadora nacional e idealizadora do Circuito.
Vamos aos vídeos e a um documentário sobre a grande figura artística que foi e é Dércio Marques, que partiu em 2012.
Conheça o que é o Dandô: veja depoimentos de Dércio Marques e Katya Teixeira.
Gracias a la vida (Violeta Parra) – Circuito Dandô
“Uma singela homenagem do Dandô – Circuito de Música Dércio Marques – Brasil – em comemoração ao aniversário da nossa querida Violeta Parra, flor que vive em todos e todas nós e a querida Mercedes Sosa que nessa mesma data foi semear outras esferas. Nossa gratidão à essas mulheres que abriram caminho por onde segue passando todo o povo latino americano!”
Vocais Victor Batista, Grazi Nervegna, Shizue Naka, Sol Bueno, Fernanda de Paula, Luma Aiub, Kátya Teixeira, Anabel Andrés, German Rojas, Cardo Peixoto, Martha Alejandra Galdos. Instrumental Francisco Prandi – violão e charango Antônio Galba – Bandolim Ana Maria Stinghen – bombo leguero Alisson Amador – baixo elétrico Edição Kris Pires
Video apresentação Dandô – Circuito de Música Dércio Marques Gravado na estréia do circuito Dandô em setembro 2014.
Ponto de Cultura Orquestra do Sertão – Arcoverde – Pernambuco. Música – Canto dos Ipês Amarelos (Roda Gigante – Guru Martins/ Circo das Ilusões – João Bá e Klécius Albuquerque), Voz e violão – Dércio Marques (Extraído do CD Claro, O Coração do Cerrado de Paulo Matricó). Assessoria Mercedes Cumaru. Video – Cacau Arcoverde, edição- Kátya Teixeira.
Dandô em Casa – Circuito SP.
“Companheiro Me Ajude” (Tonta – Tradicional do Litoral Paulista e Fluminense – canção passada por Sr. Chico de Ubatuba – SP – versos adaptados ). Artistas da Mostra/SP – Dandô Em Casa: Kátya Teixeira, Kris Pires, Manu Saggioro, Osni Ribeiro, Victor Mendes e o poeta Paulo Nunes.
Conheça os artistas que circulam no Dandô
https://www.circuitodando.com/artistas-1
Mais informações sobre o projeto:
file:///C:/Users/User/Downloads/Sobre%20o%20DAND%C3%94_nov%202020.pdf
Visite o site do Dandô e saiba como colaborar pela manutenção deste projeto maravilhoso.
https://www.circuitodando.com/
Youtube do Dandô:
https://www.youtube.com/channel/UCyNink_4t3Zq8tlwYdn9znA
Documentário: Dércio Marques – história e vida pelo olhar dos seus companheiros de estrada
“Dércio Marques: história e vida pelo olhar dos seus companheiros de estrada” é o título do documentário especial produzido pelo Canal Diversão & Arte, sob a direção de Dinho Santoz, sobre este que foi um dos artistas mais importantes para a preservação das práticas e da cultura popular brasileira nos últimos anos.
Nascido em 1947 em Uberaba, este mineiro andarilho viajou do litoral ao sertão, de sul a norte do país, atravessou fronteiras, sempre construindo pontes entre pessoas e criando uma grande rede em prol da cultura brasileira. Esta rede permaneceu viva mesmo depois de Dércio ter falecido em 2012, em decorrência de um câncer.”
Veja na postagem do Youtube abaixo o documentário e um texto sobre a vida de Dércio Marques
“Canto dos Ipês Amarelos” (João Bá e Klécius Albuquerque)
Edição: Moacir Silveira
Exposição fotográfica Olhar da Utopia – Ocupação Dandô 5 Anos
apresentações no Sarau Delivery de integrantes do Dandô:
Katya Teixeira:
Sarau Delivery apresenta a voz de luta de Kátya Teixeira pela causa indígena e mulheres camponesas
Victor Batista: “Coração Caminhador” (Victor Batista e Pedro Munhoz)
Manu Saggioro e Kris Pires em “Vida da Floresta”, de ambas.
Sarau Delivery se embrenha com Manu Saggioro na floresta lírica, ameaçada de destruição
EntreLatinos: “Pátria Livre” (Francisco Prandi)
Nádia Campos: “Canto Guató” (João Bá, Nádia Campos e Guilherme Melo)
Sarau Delivery: a voz de Nadia Campos ecoando João Bá, remédio para melhorar nossas vidas
Osni Ribeiro: “Pra onde vai o Rio” (Osni Ribeiro)
https://linktr.ee/circuitodando
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!