Sarau Delivery apresenta “Estados Gerais da Cultura”, projeto de Silvio Tendler que mapeia a destruição destaca a resistência cultural

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –

 

“Com arte, ciência e paciência, mudemos o mundo” (lema do “Estados Gerais da Cultura)

“Enquanto houver arte, haverá resistência” (Soca da Rocinha)

Sarau Delivery apresenta o projeto “Estados Gerais da Cultura”. Criado dentro da pandemia pelo cineasta Silvio Tendler, o projeto faz um mapeamento da destruição da cultura nos últimos anos e um conseqüente levantamento da resistência cultural.

Já foram apresentados 20 programas com a presença constante do ator e poeta Eduardo Tornaghi e a curadoria musical da cantora e compositora, participante do Sarau Delivery, Katya Teixeira. Nos links do projeto no Youtube, veja a ficha técnica do coletivo que organiza o mesmo.




Nos vídeos de programas apresentados, destacamos a presença do fotógrafo, cadeirante, Bira Carvalho, morador da Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, que faz um depoimento emocionante sobre o que é viver na favela, suas mazelas e prazeres.

Também a presença do agitador cultural Soca da Rocinha, que está idealizando projeção de um filme para 100 mil pessoas na favela, dentro de suas casas (veja abaixo link sobre o projeto). Nesta apresentação, a cantora Consuelo de Paula, participação do Sarau Delivery.

Vá e volte sempre ao “Estados Gerais da Cultura”, temos muito o que aprender com os representantes da cultura popular. Veja aqui vários programas do projeto.

Convite de Silvio Tendler

Fotografia e acessibilidade na periferia, com Bira Carvalho

Neste programa, o ator e poeta Eduardo Tornaghi elenca parte das atrocidades cometidas por Bolsonaro e a assinatura de pedido de impeachment. Bira Carvalho é coordenador do projeto Imagens do Povo. Fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares e, como gosta de se definir, é “rueiro”. É em sua vivência na rua principal da comunidade Nova Holanda que saem inspirações para fotografar. É formado em áudio e vídeo pela Escola de Comunicação Crítica, é formado ainda em mediação de conflito pela fundação Getúlio Vargas. Morador da Nova Holanda há 43 anos e liderança comunitária no Complexo de Favelas da Maré.

Participação artística especial de Consuelo de Paula. Mineira de Pratápolis, Consuelo é cantora, compositora, poeta, diretora artística e produtora musical de seus próprios trabalhos e de outros artistas, além do poeta e ator Eduardo Tornaghi e de nosso anfitrião Silvio Tendler, cineasta utopista, agitador cultural e idealizador dos Estados Gerais da Cultura.

 

Projeta Rocinha
Evento leva cinema e campanha de saúde para a favela

“A favela da Rocinha será palco de um evento diferente, com viés criativo e diverso. De 22 a 24 de janeiro acontece o Projeta Rocinha, que contará com projeções feitas no Morro Dois Irmãos, transformando-o em uma “tela” de cinema com dimensões espetaculares, equivalente a meio quilômetro ou cinco edifícios de 18 andares lado a lado. Desse modo, os organizadores irão exibir longas, curtas, clipes, intervenções poéticas e mensagens de saúde para garantir proteção contra a covid-19 para um público que pode chegar a 100 mil pessoas.”

Projeta Rocinha

Claudia Lisboa – 2021: Um ano voltado para a força aquariana

 

Representatividade dos Artistas Autistas

Um encontro com o quadrinista Fulvio Pacheco, natural de Curitiba, coordenador da Gibiteca da capital paranaense, com 44 publicações entre coletâneas e individuais. Como professor, ministra cursos, palestras e debates sobre arte, quadrinhos e autismo. Neste debate participam as artistas Vivane Louro e Fernanda Santana. A primeira é pianista, educadora e neurocientista, professora do Departamento de Música da UFPE, com seis livros publicados e revista em quadrinhos sobre neurociências e música.
Especialista em educação musical e autismo. Fernanda Santana faz parte da Associação Brasileira Para Ação por Direitos de Pessoas Autistas (Abraça), é palestrante na ONU na convenção sobre os Direitos de Pessoas com Deficiência.

 

Paulo Abrão – Ditadura, Memória e Reparação Hoje

“Paulo Abrão é jurista, doutor em Direito pela PUC/RJ, professor universitário atua há vários anos em diversos órgãos nacionais e internacionais em defesa dos direitos humanos, tendo exercido o cargo de secretário-executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA até o mês de agosto deste ano.
O evento contou também com a participação artística de Ana Maria Stinghen, percussionista e produtora cultural e Francisco Prandi, músico e sociólogo, ambos de São Paulo/SP, membros do grupo EntreLatinos, de música latinoamericana, e do Circuito Dandô (participantes do Sarau Delivery), além do poeta e ator Eduardo Tornaghi e de nosso anfitrião, o cineasta utopista, agitador cultural e idealizador dos Estados Gerais da Cultura, Silvio Tendler.”

 

Arte, Cultura e Literatura Surdas

“Um grupo de artistas surdos defende a inclusão da comunidade surda na arte. Teatro Bilíngue de Base é apenas o começo. “Não se quer uma arte que use da língua de sinais como simples objeto estilístico. Se quer movimentos legítimos, profundos e não utilitaristas”.

Os artistas e a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sueli Fernandes, querem muito mais; querem mostrar ao público que por intermédio da língua de sinais é possível emocionar, sensibilizar, interagir e fazer arte com muito talento.

No décimo segundo encontro dos Estados Gerais da Cultura, Sueli Fernandes, organizadora do projeto, artistas surdos, o professor da UFRGS, Dr. Cláudio Mourão (literatura e saraus,), Gabriela Grigolon Silva (atriz e poeta), Rhaul de Lemos (tradutor e intérprete de Libras da UFPR) e Jonatas Medeiros (Tradutor e intérprete de Libras UFPR).”

 

Silvio Tendler apresenta ideias dos “Estados Gerais da Cultura” para amigos do Barão

https://baraodeitarare.org.br/site/noticias/cultura/silvio-tendler-apresenta-ideias-do-estados-gerais-da-cultura-para-amigos-do-barao

 

Do Bem Blogado, compartilhado de Estados Gerais da Cultura –
“Quando no futuro perguntarem aos nossos descendentes como conseguimos conviver com os genocidas que nos governam, dificilmente eles terão alguma explicação convincente. Pigarrearão e tentarão mudar de assunto.”

Desengaveta Rodrigo

 

Site do Estado Gerais da Cultura
https://estadosgeraisdacultura.art.br/

 

Vá no canal do Youtube do “Estado Gerais da Cultura”. Curta, compartilhe e assine.
https://www.facebook.com/EstadosGeraisDaCultura/

 

Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured

 

Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte e resistência!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias