Sarau Delivery apresenta Luiz Gama, advogado, ex-escravo que lutou pela abolição

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –

 

“Em nós, até a cor é um defeito, um vício imperdoável de origem, o estigma de um crime; e vão ao ponto de esquecer que esta cor é a origem da riqueza de milhares de salteadores, que nos insultam; que esta cor convencional da escravidão, (…) à semelhança da terra, através da escura superfície, encerra vulcões, onde arde o fogo sagrado da liberdade. (Luis Gama)




 

Sarau Delivery, dentro da série “Consciência Negra” aborda hoje a vida do abolicionista, ex-escravo Luis Gama que conquistou nos tribunais a sua liberdade. Considerado o maior abolicionista brasileiro, o único que foi escravo, Luis Gama nasceu em 21 de junho de 1830 e faleceu no dia 24 de agosto de 1882, seis anos antes da assinatura da Lei áurea. Trabalhou como advogado, mas só teve este título reconhecido em 2015, pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Na placa, mas longe da memória. A maioria que passa pela Rua Luis Gama, no bairro do Cambuci, capital paulista, não sabe quem foi aquele que leva o nome na placa. Em outros pontos do Brasil, onde há placas com o nome Luis Gama, certamente, acontece o mesmo desconhecimento.

Veja vídeos, textos e a bela música de Wanderson Lemos sobre esta grande e, infelizmente, não muito conhecida  personalidade brasileira.

“Luís Gonzaga Pinto da Gama, mais conhecido como Luiz Gama, foi um advogado, jornalista e o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil. Nascido de mãe negra livre e pai branco, foi feito escravo aos 10 anos. Uma vez vendido como escravo, foi levado para São Paulo onde permaneceu analfabeto até os 17 anos.

De analfabeto, posteriormente Luiz se tornou integrante do mundo das letras. Conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos cativos. Aos 29 anos, foi considerado “o maior abolicionista do Brasil”. (Observatório do 3º Setor)

Você Conhece? – Luiz Gama, o maior abolicionista do Brasil. Veja o vídeo do Observatório do 3° Setor.

 

Veja aqui vídeo com a música “Eu sou Luís Gama”, música e letra de Wanderson Lemos
“São Salvador, me perdoe / Mas falhou a minha crença / Na circunstância que estou / Morrer já nem é sentença / E lá vou eu como sobra / Vendido pelo próprio pai / O mar sacolejando a barcaça / Enquanto o sangue se esvai. Letra completa no próprio vídeo.

 

A história de Luiz Gama neste vídeo no canal do Youtube “Tempo História”. Vale a pena ver este vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=oWMIsr2Tckk

 

Portal Geledés:
Quem foi Luiz Gama, figura-chave no movimento abolicionista brasileiro

Quem foi Luiz Gama, figura-chave no movimento abolicionista brasileiro

 

Leia  “Artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro”.

Com organização, introdução e notas por Lígia Fonseca Ferreira, a obra reúne pela primeira vez textos integrais do advogado abolicionista, com 42 inéditos. Edições do SESC de São Paulo (2020), Lições de Resistência.

 

OAB confere título de advogado a Luiz Gama

https://www.oabsp.org.br/noticias/2015/12/oab-confere-titulo-de-advogado-a-luiz-gama.10536

 

Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias