Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery tem o prazer de apresentar Nosly Marinho, mais um grande artista brasileiro. Nosly tem mais de 400 composições, “consigo mesmo”, como diria Adoniran Barbosa, e com parceiros do naipe de Zeca Baleiro, Nonato Buzar, Chico César, João Nogueira, Telo Borges, Tibério Gaspar, Sérgio Natureza, Chico Anysio, Luís Carlos Sá e Fausto Nilo.
O maranhense Nosly gravou especialmente para o Sarau Delivery o vídeo com “Amar é Bom”, dele e de Gerude. Assista, a partir deste vídeo, performance de Nosly com Zeca Baleiro e depois com Renato Piau, grande violonista que tem na bagagem artística trabalho com Sérgio Sampaio, Tim Maia e, em seguida, acompanhamento musical constante com Luis Melodia. Ouçam ainda Zélia Duncan em participação especial no CD de Nosly, “Parador”.
“Amar é Bom” (Nosly e Gerude)
Zeca Baleiro e Nosly cantam “Aldeia”, parceria de Nosly com Celso Borges.
Série com seis gravações de Renato Piau e Nosly – “Violão e Voz”. Aqui, duas das músicas, mas você acessando-as poderá ouvir as outras composições em seguida.
Renato Piau e Nosly em “Meu Pobre Blues” (Sérgio Sampaio). Um belo blues que Sérgio Sampaio compôs para o conterrâneo do Espírito Santo, Roberto Carlos.
Renato Piau e Nosly – “Blue Tree” (Nosly Marinho)
“Nome”, de Nosly (participação especial de Zélia Duncan)
Trajetória artística de Nosly
Nascido em Caxias, no Maranhão, Nosly começou a compor na adolescência em São Luiz, onde passou a morar, logo depois despontando em apresentações culturais da cidade. Em 1986 mudou-se para Belo Horizonte para aperfeiçoar os estudos como violonista.
Lá, participou de workshops com Toninho Horta, Dori Caymmi, Hermeto Paschoal e Heraldo do Monte. Em sua passagem por BH, atuou por três anos na Orquestra de Violões do Palácio das Artes e se apresentou como convidado em shows de Toninho Horta, Lô Borges, Flávio Venturini e Paulinho Pedra Azul.
Autor de mais de 400 composições em diversos estilos, tem entre seus parceiros, nomes como Zeca Baleiro, Nonato Buzar, Chico César, João Nogueira, Telo Borges, Tibério Gaspar, Sérgio Natureza, Chico Anysio, Luís Carlos Sá, Fausto Nilo, Olga Savary, Celso Borges, Fernando Abreu, Claudia Alencar, Lucia Santos, Gerude, Ronald Pinheiro, Luis Lobo, Vanessa Bumagny, Glauco Luz, Joe Hamilton, e até o poeta Ferreira Gullar, entre outros.
Mais sobre Nosly Marinho
Nosly iniciou a vida artística em 1984 na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão.
Residiu em Minas entre os anos de 1986 e 1995, onde integrou a Orquestra de Violões do Palácio das Artes. No ano 2000 lançou pela gravadora Dabliú o CD “Teu lugar”, no qual interpretou várias composições de sua autoria, entre elas, “Brinco”, “Noves fora” e “Japi”, as três em parceria com Zeca Baleiro; “Coração na voz” (c/ Nonato Buzar e Gerude); “Gueno” (c/ Glaúco Barbosa”) e “June”, parceria com o poeta Celso Borges, entre outras.
https://dicionariompb.com.br/nosly
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!