Nas favelas, no Senado / Sujeira pra todo lado / Ninguém respeita a Constituição / Mas todos acreditam no futuro da nação / Que país é este? / (…) / Na morte, eu descanso / Mas o sangue anda solto / Manchando os papéis / Documentos fiéis / Ao descanso do patrão / Que país é este? (Trecho de “Que Páis é este”, Renato Russo).
Não me convidaram / Pra esta festa pobre / Que os homens armaram / Pra me convencer / A pagar sem ver / Toda essa droga / Que já vem malhada / Antes d’eu nascer / Não me ofereceram / Nem um cigarro / Fiquei na porta / Estacionando os carros / Não me elegeram / Chefe de nada / O meu cartão de crédito / É uma navalha / Brasil! / Mostra tua cara… (Trecho de Brasil, de Cazuza, George Israel e Nilo Romero)
Eu só peço a Deus / Um pouco de malandragem / Pois sou criança / E não conheço a verdade / Eu sou poeta e não aprendi a amar / Eu sou poeta e não aprendi a amar (Trecho de “Malandragem”, Cazuza e Renato Frejat)
Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Sarau Delivery traz Cazuza, Renato Russo, Cássia Eller e uma grande interrogação: o que seria de nossa música hoje se estes grandes nomes não tivessem partido ainda jovem na década de 90 e no início deste século?
Agenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza, partiu em 1990, aos 32 anos. Já Renato Manfredini Júnior, Renato Russo, nos deixou fisicamente seis anos depois, aos 36 anos, e Cássia Rejane Eller se encantou em 2001, aos 39 anos. Portanto, todos na casa dos 30 já escancaravam um Brasil corrupto, desigual e injusto. Brasil que, como disse Millhor Fernandes, tem um grande passado pela frente.
As vozes de Cazuza, Renato Russo e Cássia Eller ecoam e continuarão ecoando, pois artista é eterno. A arte o eterniza.
Vamos recordar um pouco do trabalho artístico do trio e mostrar o quanto eles estavam entrosados com suas músicas.
De Cazuza que se inspira em Renato Russo, “Que País é Este?”, para fazer “Brasil” ; Cássia Eller que canta “Malandragem”, de Cazuza e Frejat, e “Por Enquanto”, de Renato Russo que canta “Brasil, mostra sua cara” e “Quando Eu Estiver Cantando”, de Cazuza… E assim vai.
À falta que eles nos fazem preenchemos com suas músicas, cada vez mais atuais, contundentes e sempre eternas.
Renato Russo falando sobre Cazuza
Renato Russo canta “Brasil” (Cazuza) – 1990
Legião Urbana – Que país é esse? (Renato Russo) – Clipe Oficial –
Cássia Eller canta “Brasil” (Cazuza, George Israel, Nilo Romero)
Cássia Eller canta “Malandragem” (Cazuza e Roberto Frejat)
Quem sabe eu ainda sou uma garotinha /Esperando o ônibus da escola sozinha / Cansada com minhas meias três quartos / Rezando baixo pelos cantos / Por ser uma menina má / Quem sabe o príncipe virou um chato / Que vive dando no meu saco / Quem sabe a vida é não sonhar
Cássia Eller canta “Por Enquanto” – De Volta Pra Casa – (Renato Russo)
Mudaram as estações, nada mudou / Mas eu sei que alguma coisa aconteceu / Tá tudo assim, tão diferente / Se lembra quando a gente / Chegou um dia a acreditar / Que tudo era pra sempre / Sem saber que o pra sempre sempre acaba
Cazuza – “Ideologia” (Cazuza e Roberto Frejat) – Vídeo Oficial –
Meus heróis morreram de overdose / E meus inimigos estão no poder / Ideologia / Eu quero uma pra viver / Ideologia / Eu quero uma pra viver
Cazuza e Cássia Eller cantam “Blues Da Piedade” (Cazuza / Roberto Frejat)
Cássia Eller e Cazuza – “Todo Amor Que Houver Nessa Vida” (Cazuza / Frejat)
Cássia Eller Canta Cazuza, Raul Seixas e Renato Russo
Renato Russo canta a última música feita por Cazuza, “Quando Eu Estiver Cantando / Endless Love” – ao vivo
homenagem do poeta Renato ao poeta Cazuza, uma fala emocionante.
Cazuza fala que sente inveja de Renato Russo e diz que fez “Brasil” inspirado, impulsionado por Renato Russo quando fez “Que País é este?”
Renato Russo em “Tempo Perdido” (Renato Russo)
Todos os dias quando acordo / Não tenho mais / O tempo que passou / Mas tenho muito tempo / Temos todo o tempo do mundo / Todos os dias / Antes de dormir / Lembro e esqueço / Como foi o dia / Sempre em frente / Não temos tempo a perder
Cazuza – “Burguesia” (George Israel, Cazuza e Ezequiel Neves) – Clipe Oficial –
A burguesia fede / A burguesia quer ficar rica / Enquanto houver burguesia / Não vai haver poesia
A história da música “Malandragem” (Cazuza e Frejat), sucesso na voz de Cássia Eller
https://www.letras.mus.br/blog/historia-da-musica-malandragem/
Como “Que País é Este?”, de Renato Russo, inspirou o Hit de Cazuza: “Inveja Criativa”.
Os vocalistas da Legião Urbana e Barão Vermelho marcaram os anos 80 com composições poéticas no rock nacional
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!
Obs: Depois do post pronto e divulgado, o amigo do blog, cantor e compositor Marco Aurélio Vasconcelos, fez o comentário que segue abaixo:
“Os três partiram quando estavam no auge de suas carreiras, ainda muito jovens, e quando tinham muito a oferecer ao grande público.
Tenho a convicção, embora, quem sabe, possa estar errado, de que se eles não tivessem nos deixado, o cenário musical brasileiro teria tomado um outro rumo. Era um estilo, especialmente sob o aspecto literário, que encontrava eco na juventude. Foram perdas inestimáveis.
A juventude brasileira, aos poucos, acabou migrando para um outro estilo poético musical de gosto duvidoso, que acabou se tornando o mais popular nos tempos que correm, para desencanto de ouvidos atentos.“