Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery foi buscar amigos nordestinos, grandes talentos, para uma homenagem pelos 80 anos de Dominguinhos.
Todas as homenagens ao mestre Dominguinhos são poucas. A minha prima Josedalva Queiroz contribuiu para conversarmos com Mariano Carvalho e Neudo Oliveira, que conversou com o seu mano Elmo Oliveira e com o companheiro de estrada e palco de Dominguinhos, João Neto. Daí, vieram as apresentações: “Eu me Lembro”, “Gostoso Demais”, “Riso Cristalino, “Só quero um Xodó”….
Trazemos também o cantor e compositor Gereba Barreto, participante do Sarau, que sempre está reverenciando os grandes nomes da música brasileira. Ah, e tem Gil cantando e tocando com o parceiro “Só quero Um Xodó”.
Vá e volte nos vídeos e veja a bela música de Dominguinhos com grandes intérpretes e músicos nordestinos. Veja a trajetória do músico no Dicionário Cravo Albin e uma live pelas suas oito décadas, além de um DVD completo com Yamandu Costa.
Salve Dominguinhos!
João Neto, guitarrista que acompanhou Dominguinhos por vários anos: “Pessoa extremamente caridosa, com aquele sorriso sempre no rosto, com aquela calma. Foi uma pessoa Extremamente importante na minha vida”
Neudo Oliveira canta “Riso Cristalino”, Dominguinhos e Climério
Mariano Carvalho canta e toca “Gostoso Demais”, Dominguinhos e Nando Cordel
Elmo Oliveira canta e toca “Eu Me Lembro”, de Dominguinhos e Anastácia
80 anos de Dominguinhos no Coreto do Gereba. O cantor e compositor Gereba Barreto relembra Dominguinhos com música cuja letra aborda canções do mestre Dominguinhos. No mesmo vídeo, Gereba e Dominguinhos tocando.
Dominguinhos, Cezinha (sanfonas) e João Neto (guitarra) em “Forró em Fazenda Nova”, ao vivo – 2009
Dominguinhos no Dicionário Cravo Albin
Cantor, compositor, instrumentista e sanfoneiro. Seu pai, mestre Chicão, foi um famoso tocador e afinador de foles de oito baixos. Começou a tocar sanfona aos seis anos de idade, juntamente com mais dois irmãos, em feiras livres e portas de hotéis do interior de Pernambuco.
Com oito anos de idade, conheceu Luiz Gonzaga na porta de um hotel em que este se apresentava com o trio “Os Três Pinguins”, formado por ele e mais dois irmãos. Luiz Gonzaga acabou se tornando o seu padrinho artístico.
Veja mais aqui: https://dicionariompb.com.br/dominguinhos/biografia
Dominguinhos 80 Anos – Live Show
O Canto da Ema fez uma homenagem com uma Live Show ao som de Liv Moraes, Mestrinho, Feeh Silva, Elton Moraes e Kebinha.
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!