Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Ser bom é fácil. O difícil é ser justo (Victor Hugo)
Se queres seguir adiante / Pegue a vida e plante no melhor caminho / Não ligue para os dissabores / No cheiro das flores também há espinhos / O vinho bom se faz na luta
/ E quem melhor escuta aprende a falar / Os olhos mentem pra razão / E a voz do coração, ás vezes, pode errar / Eu quero a minha vida no compasso dessa dança / Na esperança desse mundo melhorar / Quero meu forró morando na literatura / Desenhando a arquitetura da cultura popular (Trecho de “Dança do Dia a Dia”, de Flavio Leandro)
Sarau Delivery traz um cantor e compositor nordestino que é muito bom, mais do que bom, é justo. Flávio Leandro é um dos mais famosos artistas no Nordeste. E não é daqueles que se omitem, num sentido egoísta de autopreservação, na zona de conforto do egoísmo, como conhecemos alguns artistas celebridades por este Brasil afora(espero que poucos).
Flavio Leandro tem comprado a briga pela vacina para todos, tem feito críticas àquele que se senta na cadeira de presidente, família e gado. Tem utilizado suas muito acessadas redes sociais por um país mais justo, que não onere a pobreza.
Quando digo muito acessadas redes sociais, ponha muito nisso. Abaixo vocês verão uma postagem do Youtube de Flávio Leandro, cantando a sua “Mala e Cuia” com seu xará Flávio José. Este link, postado inicialmente em abril 2016, já tem mais de 14 milhões de visualizações. Para ser mais preciso, neste momento 14.512.640.
Pois bem, uma das provas de sua luta no momento em que vivemos: Flávio Leandro postou no dia 10 de março um texto criticando o presidente que está aí, e uma internauta o criticou por isso, “ameaçando” não mais segui-lo. Abaixo a resposta do artista.
“A todas as pessoas que pretendem deixar de me seguir por conta de minhas falas, reproduzo uma resposta que dei a uma jovem fã (ou ex-fã). Muita paz!”
Até a tarde de 12 de março, a postagem já contava-se, no Facebook de Flávio Leandro, 3.700 curtidas, 1.500 comentários e 404 compartilhamentos.
Assista aqui Flavio e família “Chuva de honestidade”, enquanto passeia com a família numa carroça em seu sítio em Bodocó(PE), onde está recolhido na pandemia. Aliás, local em que já morava. E veja outros vídeos deste grande artista que não tem medo de ser autêntico.
Trecho de “Chuva de Honestidade” (Flavio Leandro)
Eu sei que a chuva é pouca e que o chão é quente
Mas tem mão boba enganando a gente
Secando o verde da irrigação
Não, eu não quero enchentes de caridade
Só quero chuva de honestidade
Molhando as terras do meu sertão
Eu pensei que tivesse resolvida
Essa forma de vida tão medonha
Mas ainda me matam de vergonha
Os currais, coronéis e suas cercas
Eu pensei nunca mais sofrer da seca
No Nordeste do século vinte e um
Onde até o vôo troncho de um anum
Fez progressos e teve evolução
Flávio Leandro – ABC do Sertão. Homenagem ao Poeta Zé Dantas: 100 anos!
Flávio Leandro e Flávio José – “De Mala e Cuia” e mais de 14 milhões de visualizações
Flávio Leandro na “Dança do Dia a Dia”, de sua autoria., para o Bem Blogado
Postagem do ano passado no Bem Blogado:
https://bemblogado.com.br/site/sarau-delivery-a-arte-nos-tempos-do-coronavirus-apresenta-flavio-leandro-um-dos-mais-destacados-artistas-do-nordeste/
Flávio Leandro e Sarah Lopes – Oferendar (Clipe Oficial)
https://www.youtube.com/watch?v=s4BWTqP2bk0
Flávio Leandro – “DVD Estradar” – [Completo] 2020
Vá ao Canal do Youtube de Flavio Leandro. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/channel/UCcko8s0ABbz_46T8qACOt5A
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!