Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Sua ideia é sórdida e imoral e exprime toda a insignificância da sua evolução. Peço que não se dirija mais a mim (Fiódor Dostoiévski, “Memórias do Subsolo”)
Sarau Delivery e a salada russa do boicote cultural aos artistas e intelectuais na guerra contra a Ucrânia. O boicote extrapola a área cultural, invadindo os cardápios – do strogonoff a vodca -, chegando à literatura – cursos sobre Dostoiévski, por exemplo – , à música, com demissões de artistas e cancelamentos de eventos ligados ao cinema russo em várias partes do mundo.
Não há notícia ainda da alteração nos nomes da cidade cearense de Nova Russas ou de Nova Rússia, a mais importante área verde da região de Blumenau – SC (melhor não dar ideia).
Sempre contra qualquer tipo de guerra, por qualquer motivação, apontamos, no entanto, os absurdos de “cancelamento” de personalidades pelo simples fato de terem nascido em determinado local, neste caso na Rússia. Xenofobia é o nome.
“Ah, mas o maestro tal e a soprano fulana são eleitores do Putin, Mesmo sem manifestação, contra ou favor de Putin, ou declaração contrária à guerra, cancele-se, demita-se”. Assim tem sido algumas das explicações para as ações estapafúrdias.
Não perguntaram ainda para Dostoiévski, mas ele já se manifesta acima e aqui com: “Não encha a sua memória com rancores para que não falte espaço para os momentos bonitos”
Vão “cancelar” Luiz Gonzaga, que gravou o “Pagode Russo” em 1946 e em 1984? “Ontem eu sonhei que estava em Moscou
Dançando pagode russo na boate Cossacou”.
E que não venham com a expressão popular “a Coisa tá russa”, pois o certo é “a coisa tá ruça”. Ruça é um adjetivo que significa pardacento ou grisalho (politicamente incorreto? Mas deixemos que nossas mentes façam uma viagem posterior sobre isso, pois o Dicionário Houaiss diz que o termo remete a “complicado, cheio de adversidades, de dificuldades; perigoso, apertado”).
E nesta montanha russa, vamos vendo a quantas anda o teatro de absurdos encenado pela humanidade.
Em solidariedade aos artistas intelectuais, dá-lhe arte contra a guerra e contra o “cancelamento” a artistas e intelectuais.
Luiz Gonzaga em “Pagode Russo” (Joao Silva / Luiz Gonzaga)
“Pagode Russo” (Compositores: Nascimento Luiz Gonzaga e Joao Silva João)
Ontem eu sonhei que estava em Moscou
Dançando pagode russo na boate Cossacou
Ontem eu sonhei que tava em Moscou
Dançando pagode russo na boate Cossacou
Parecia até um frevo, naquele cai e não cai
Parecia até um frevo, naquele vai e não vai
Parecia até um frevo, naquele cai e não cai
Parecia até um frevo, naquele vai e não vai
Entra cossaco, cossaco dança agora
Na dança do cossaco, não fica cossaco fora
Entra cossaco, cossaco dança agora
Na dança do cossaco, não fica cossaco fora
Hey!
Mariinsky Orchestra & Valery Gergiev – Prokofiev: Symphony No. 1 ‘Classical’: IV. Finale (excerpt)
Maestro Valery Gergiev, mesmo não sendo manifestando a respeito da guerra, foi demitido da Orquestra Filarmônica de Munique, na Alemanha, defenestrado do Festival de Edimburgo, na Escócia e teve apresentações canceladas no Teatro Scala de Milão
Anna Netrebko apresentação no Metropolitan Ópera de Nova York
A soprano Anna Netrebko foi demitida do Metropolitan, mesmo tendo se manifestado contra a guerra.
Aqui, um artista baiano que não foi cancelado na Rússia e nem perguntado pelo governo daquele país sobre a guerra. E ele se pronunciou: contra.
Exposição de baiano traduz luz e matéria em museu da Rússia
Fotógrafo Rodrigo Sombra apresenta mostra Artifício e Raiz em museu russo de Belas Artes
Cancelamento de curso sobre Dostoiévski causa indignação em Itália
Universidade milanesa já voltou atrás na decisão, mas a questão vai ser discutida no Parlamento. Em Florença a autarquia recebeu pedidos para retirar uma estátua do romancista russo.
Carta Capital
Revista Fórum
A coisa tá ruça e não russa?
Foto da capa do post: Anna Netrebko e Valery Gergiev
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!