Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
“Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.” (Erico Veríssimo)
Sinopse do filme: “Em novembro de 2016, uma comunidade do interior do Rio Grande do Sul declarou, às margens do Rio Camaquã, resistência à implantação de uma mineradora de chumbo na parte mais preservada do Bioma Pampa, de rara beleza cênica.
O medo da contaminação, da perda da identidade e da formação cultural do gaúcho, e a ameaça a um projeto de desenvolvimento territorial sustentável e solidário em curso, uniram povos, municípios, cientistas, gestores, políticos e instituições com pluralidade, expressividade e consistência poucas vezes vista na história da luta ambiental e socioeconômica do país.
Dossiê Viventes é um documento vivo que, assistido com o coração e a razão livres, promete arrebatar novos defensores para a causa. O rio, artéria que nutre esse território, é o testemunho de que o Pampa viverá.”
Veja o trailer aqui:
Ficha Técnica. Direção: Tiago Rodrigues; Assistente de direção: Jefferson Pinheiro; Produção Executiva: Ingrid Birnfeld; Finalização de som e imagem: Sérgio Guidoux Kalil; Trilha sonora: Guilherme Collares; Arte gráfica: Rafael Corrêa; Site: Lúcio Amaral
Neste link, você vai encontrar o filme na íntegra: “Dossiê Viventes – O Pampa Viverá”
http://coletivocatarse.com.br/2020/09/12/tche-tu-ainda-nao-viste-o-viventes/?fbclid=IwAR2M0-8EUj7dF3fnBa5cjfwCZzEABOC4aEn350qwgbJKyomLKq6GhJbVmVo
Conheça no Facebook o Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul
https://www.facebook.com/ComiteCombateMegamineracao
Jornal ExtraClasse (Sinpro-RS): Megaprojetos de mineração rondam o Pampa
https://www.extraclasse.org.br/ambiente/2020/09/megaprojetos-de-mineracao-rondam-o-pampa/
Aqui, a música “Costa do Camaquã”, da trilha sonora do filme “Dossiê Viventes – O Pampa Viverá”
https://www.youtube.com/watch?v=jn64VQZ7IaY
Os artistas Marco Aurélio Vasconcellos, Marcello Caminha e Martim César, cantam “Canto de Adeus aos Velhos Gaúchos”, composição de Marco Aurélio Vasconcellos e Martim César. “Ficaram mateando ao pé dos fogões / Os velhos gaúchos, até que partiram / Ou, talvez,alambrando num campo de fundo /
E nem sabe este mundo se um dia existiram / (…)Se foram finando esses homens campeiros /
Com as suas crendices, seus jujos de mate, / E os ranchos de estrada virando tapera / Na sesteada eterna onde a terra é o catre.”
https://www.youtube.com/watch?v=5buR9Z_FcMs
“Um Gaúcho Pega a Estrada” (Gujo Teixeira e Mauro Moraes) com Marco Aurélio Vasconcellos, Marcello Caminha, Diego Caminha e Carlito Magallanes. “O patrão, ontem, vendeu a velha estância / E os sonhos que eram meus, foram também / Léguas e léguas de silêncios e de campo / Que eu, há tempos, conhecia muito bem (…) / Vai uma saudade e mais nada / Uma esperança emalada / Quando um gaúcho pega a estrada!”
https://www.youtube.com/watch?v=7vTa9zchBBE
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte!
::Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui::
::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::