Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
“Precisa sofrer e morrer muitas vezes por dia pra se sentir vivo” (Caio Fernando Abreu)
“Será que, à medida que você vai vivendo, andando, viajando, vai ficando cada vez mais estrangeiro? Deve haver um porto (Caio Fernando Abreu)
“São muitas e diversas as passagens de Caio que nos trazem sua experiência atrelada às nossas, de leitores deste século XXI, século que infeliz e estranhamente ele não conheceu, mas anteviu tão bem, porque sua literatura fala de nós, fala do humano em nós” (Nelson Barbosa, no artigo “Para Sempre Caio F.)
Sarau Delivery fala hoje da prosa e poesia daquele que é considerado o biógrafo das emoções, Caio Fernando Abreu. A inquietude perante a vida do autor nos remete aos dias de hoje, de pandemia, de mortes e de irrresponsabilidade dos governantes. Mas a arte de Caio Fernando Abreu também eleva nossos pensamentos. Ele, que partiur há exatos 25 anos, com 48 anos de idade.
Interessei-me em fazer um Sarau sobre o escritor, poeta, jornalista e dramaturgo ao ler o artigo “Para sempre, Caio F.”, de Nelson Barbosa, graduado em Letras pela USP, com mestrado e doutorado em Letras, na área de Teoria Literária e Literatura Comparada. O texto que vai aqui nesta postagem sobre Caio Fernando Abreu me fez aflorar o artista que estava em minha mente.
Veja também o trailer documentário de Candé Salles, “Para Sempre Teu Caio F.”, e como assisti-lo na íntegra. Ouça músicas que estão no filme, com artistas fizeram parte da vida de Caio Fernando Abreu: Caetano Veloso, Cazuza e Marina Lima.
Leia ainda uma tese de doutorado sobre o escritor, de Ana Maria Cardoso, “Sonho e Transgressão em Caio Fernando Abreu: o Entrelugar de Cartas e Sonhos”. Veja poemas e conheça os livros do autor.
Para Sempre Teu Caio F. (Trailer Documentário)
Consulte no Google como assistir ao filme na íntegra em plataformas de streaming
Músicas presentes no documentário “Para Sempre Teu Caio F.”
“Menino Deus” (Caetano Veloso)
Menino Deus / Um corpo azul-dourado / Um porto alegre é bem mais que um seguro /
Na rota das nossas viagens no escuro / Menino Deus / Quando tua luz se acenda / A minha voz comporá tua lenda / E por um momento haverá mais futuro do que jamais houve
Cazuza e Sandra de Sá cantam “Blues da Piedade” (Cazuza e Roberto Frejat)
Vamos pedir piedade / Senhor, piedade / Pra essa gente careta e covarde / Vamos pedir piedade / Senhor, piedade / Dê lhes grandeza e um pouco de coragem
Marina: “À Meia Voz” (Marina Lima)
“Para sempre, Caio F.” (artigo de Nelson Barbosa)
“Passados 25 anos da morte do escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996), de uma forma não tão usual entre a maioria dos escritores brasileiros, que infelizmente acabam caindo num incompreensível esquecimento, a obra e a persona de Caio F. ainda surpreendem por sua vivacidade e possibilitam um lugar de reflexão e encantamento não só no público jovem que o descobre, como também nos seus leitores de tempos em que suas obras iam sendo compostas e publicadas.”
Vídeo da da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
“Aplauso – 70 anos de Caio Fernando Abreu”
Brasil Escola: Cinco poemas de Caio Fernando Abreu
Embora seja mais conhecido por seus romances, contos e crônicas, Caio Fernando Abreu também foi poeta.
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/cinco-poemas-caio-fernando-abreu.htm
Um dos cinco poemas presentes no post acima:
Stone song
(Porto Alegre, 1996)
Eu gosto de olhar as pedras
que nunca saem dali.
Não desejam nem almejam
ser jamais o que não são.
O ser das pedras que vejo
é só ser, completamente.
Eu quero ser como as pedras
que nunca saem dali.
Mesmo que a pedra não voe,
quem saberá de seus sonhos?
Os sonhos não são desejos,
os sonhos sabem ser sonhos.
Eu quero ser como as pedras
e nunca sair daqui.
Sempre estar, completamente,
onde estiver o meu ser.
Site Segredos do Mundo:
11 livros para conhecer a obra de Caio Fernando Abreu
Se você não tem o hábito de ler, pode até não conhecer Caio Fernando Abreu, mas, com certeza, depois dessa matéria não vai ficar imune ao charme do escritor. Aliás, para que você tome ainda mais amor à leitura, aconselhamos você a ir direto a este outro post, onde listamos alguns livros que todos devem ler antes de morrer.
Agora, voltando a falar sobre o autor que homenageado nesse post, Caio Fernando Abreu foi foi um grande jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro. Nascido em 12 de setembro de 1948, em Santiago, no Rio Grande do Sul.
“Sonho e Transgressão em Caio Fernando Abreu: o Entrelugar de Cartas e Sonhos”
Tese de Doutorado de Ana Maria Cardoso em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-Africana
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10785/000601079.pdf?1
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!