Sarau Delivery e o Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento da Covid-19 nas Favelas no Rio

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –

Sarau Delivery destaca hoje, 10 de fevereiro, como o Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento da Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro.

Veja live da noite de 09 de fevereiro sobre o dia de luta no Portal das Favelas, link abaixo. Acompanhem toda a programação e Veja vídeos com músicas que enaltecem a luta, o amor e a arte daqueles que vivem nas favelas.




Um dia em que todas as favelas se uniram para que façamos uma reflexão sobre a necessidade de não só olhar, mas, principalmente, agirmos em prol da vacinação para todos nas favelas da cidade e do Estado do Rio de Janeiro. A luta contra a violência, a discriminação, o preconceito, a precarização do trabalho dos moradores em favelas também está inserida nesta trabalho coletivo.

Vamos ao chamamento: “Mais de 75 atividades espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro. Tem ação nas favelas em São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, Cosme Velho, Itaguaí, passando por Caxias, Sepetiba, Catumbi, Santa Cruz, Lins de Vasconcelos e Manguinhos.

Ações de solidariedade e humanitária, higienização e difusão de informações sanitárias. Vai ter mobilização na Vila Alzira, Tijuca, Cidade de Deus, Vila Cruzeiro e Japeri.

Dia de panfletagem, lives, rádios comunitárias e grafites. Favelas de Copacabana, Pavuna, Penha, Nova Iguaçu, Paciência, Angra dos Reis e Vila Cosmos e Parque Lafaiete estarão articuladas.

Da Rocinha ao Complexo do Alemão, em sintonia com as demandas da Maré e Santa Marta. São ações de distribuição de máscaras, álcool em gel, faixas, carros de som, entrega de livros e brinquedos. É dia de visibilidade!

Grafitaços ao longo do dia espalhados por favelas em: Cidade de Deus, Complexo do Alemão; Campos dos Goytacazes; São Gonçalo; Cavalcanti; Manguinhos; Maré; Santa Marta; Rocinha.

Tantinho da Mangueira – 2009 – Favela (Padeirinho e Jorginho Pessanha)

E quando o primeiro começa / Os outros depressa procuram marcar / Seu pedacinho de terra pra morar / E assim a região / sofre modificação / Fica sendo chamada de a nova aquarela / E é aí que o lugar / Então passa a se chamar favela

“Favela” (Roberto Martins e Valdemar Silva), canta Francisco Alves

Hoje tão longe de ti / Se vejo a lua surgir / Eu relembro a batucada / E começo a chorar / Favela das noites de samba / Berço dourado dos bambas / Favela é tudo que eu posso falar

 

Elizeth Cardoso – “Barracão” (Luis Antônio / Oldemar Magalhães
Vai, barracão / Pendurado no morro / E pedindo socorro / A cidade a seus pés / Vai, barracão / Tua voz eu escuto / Não te esqueço um minuto / Porque sei / Que tu és / Barracão de zinco

 

Zé Keti canta “Opinião”, de sua autoria
Podem me prender / Podem me bater / Podem, até deixar-me sem comer / Que eu não mudo de opinião / Daqui do morro, eu não saio, não.

 

Gonzaguinha e Martinho da Vila cantam “Com a Perna no Mundo” (Gonzaguinha)

O Dina / Teu menino desceu o São Carlos / Pegou um sonho e partiu / Pensava que era um guerreiro / Com terras e gentes a conquistar / Havia um fogo em seus olhos / Um fogo de não se apagar/ Diz lá pra Dina que eu volto / Que seu guri não fugiu / Só quis saber como é / Qual é /  Perna no mundo sumiu

 

Luiz Melodia em “Gente Humilde” (Garoto, Vinicius de Moraes e Chico Buarque)
Tem certos dias / Em que eu penso em minha gente / E sinto assim
/ Todo o meu peito se apertar / Porque parece / Que acontece de repente / Feito um desejo de eu viver / Sem me notar

 

Eventos que marcaram todo o dia 10 de fevereiro:
Lançamento da campanha “Vacina Pra Favela, Já!” do Painel Unificador Covid-19 nas Favelas, pelo link: https://spark.adobe.com/page/hXDCZAxn941Na/

Atividades parlamentares:
Mesa com Lideranças das Favelas, via YouTube @tainadepaularj (vereadora Tainá de Paula); Rolezinho na Cidade de Deus (vereadora Tainá de Paula); Reunião entre Lideranças das Favelas e presidente da ALERJ André Ceciliano, ALERJ (deputada estadual Renata Souza); Pronunciamento no Plenário da ALERJ sobre o Dia de Mobilização, via YouTube @TVALERJ (deputada estadual Dani Monteiro); Ato Cumpra-se Lei 6760 com vereadores, vereadoras, movimentos de favelas e pesquisadores, via YouTube @reimont (vereador Reimont); Mesa “Como seguir com a Mobilização para Enfrentamento da COVID19 nas Favelas do Rio de Janeiro?”, com deputado estadual Waldeck Carneiro, deputada Monica Francisco, movimento social e pesquisadores, via facebook.com/monicafranciscopsol e facebook.com/waldeckcarneiro

 

Atividades institucionais:
“Favelas e Universidades no enfrentamento à COVID”, com participação da presidente da Fiocruz Nísia Trindade, reitora da UFRJ Denise Pires e representantes da UFRJ, Fiocruz, UERJ, PUC-Rio, SBPC e movimentos de favelas. Via: bit.ly/Extensão-UFRJ-YouTube (UFRJ); O ato-live “Luta e luto na pandemia: auto-organização popular no Amazonas e Rio de Janeiro”.

Via: Youtube CidadesemMovimento (Fiocruz), Ato Político: Celebração nas redes de aprovação na ALERJ no dia 08/10 do Projeto de Lei 3573/2021, de autoria do mandato da deputada Monica Francisco em parceria com coletivos de favelas, que estabelece 10 de fevereiro no calendário oficial como o Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento a Covid-19 e seus impactos nas favelas.

Portal das Favelas, live sobre a Covid nas Favelas

Acesse e assine o canal do Youtube do Portal das Favelas:

https://www.youtube.com/c/TVPortalFavelas

 

É dia de compartilhar e falar sobre o enfrentamento da pandemia nas redes sociais com as hastags #MobilizaFavela e marquem o @mobilizafavela (Instagram) e @mobilizaf (twitter).

Acompanhe todas as atividades no instagram @mobilizafavela, marque a hastag #MobilizaFavela
Outras hastags que poderão ser usadas ao longo do dia #FavelaResiste #FavelaContraPandemia

Instagram: https://instagram.com/mobilizafavela
Twitter: https://twitter.com/MobilizaF

 

Favelas do Rio passam de 10 mil infectados por covid-19
De acordo com levantamento do jornal Voz das Comunidades, favelas do estado já tem oficialmente mil mortos, mas método de contagem da prefeitura pode ter provocado subnotificações

Favelas do Rio passam de 10 mil infectados por covid-19

 

Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured

 

Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte e resistência!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias