Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher” (Simone de Beauvoir)
“Não tenha medo de viver, de correr atrás dos sonhos. Tenha medo de ficar parada” (Anita Garibaldi)
Sarau Delivery, neste 08 de Março, homenageia todas as que vivem e viveram pela liberdade. Mulheres que sempre lutaram contra as injustiças, o feminicídio, as ditaduras, o autoritarismo.
São vários os vídeos que chegaram até o Sarau Delivery, enaltecendo as “Marielles” que tiveram o sangue derramado, que aduba a resistência, a luta em busca da conquista da igualdade. Assistam a vídeos animação de meninas que cresceram para transformar o mundo, de mulheres que deram suas vidas pela liberdade, playlist com mais de 80 músicas, com letras voltadas para a luta das mulheres, como:
“Sou uma e sou toda / inteira e em toda parte / denuncio e vivo as injustiças / tecendo amanhã em meu ventre / sou cada uma que nasce / cada uma que morre (Trecho de “Violetas e Margaridas”, Katya Teixeira).
“O que é ser mulher? O que cada uma de nós já deixou de fazer ou fez com algum nível de dificuldade pela identidade de gênero, pelo fato de ser mulher? A pergunta não é retórica, ela é objetiva, é para refletirmos no dia a dia, no passo a passo de todas as mulheres, no conjunto da maioria da população, como se costuma falar, que infelizmente é sub-representada.” (Marielle Franco)
Vídeo em homenagem às mulheres guerreiras, assassinadas na luta por um mundo justo
Ana Cañas: “você que pensa que pode dizer o que quiser, respeita aí, eu sou mulher.”
(obrigado, querida lutadora Lucia Mathias)
https://www.youtube.com/watch?v=a5IEBtwzAhU
Vídeos “Mulheres Fantásticas”, o ideal de criança que mudou o mundo.
Carolina de Jesus
Maria Quitéria
Frida Kahlo
Nannerl Mozart
Wangari Maathai, Malala Yousafzai, Maria Sibila Miriam
Playlist com 80 músicas – Dandeiras #8M (Dandô – Circuito de Música Dércio Marques), criada por Ana Stinghen e Francisco Prandi, do grupo EntreLatinos. Vejam canções, intérpretes e autoras/es no spotify.
https://open.spotify.com/playlist/6Y8lKHali9OTwgitMstJj6?si=H_haCUkJRWuGVu5p1L3cOA&utm_source=whatsapp
Aqui, músicas, intérpretes e autoras/es: https://bemblogado.com.br/site/dia-internacional-da-mulher-playlist-com-80-musicas/
As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira
http://www.arribacaeditora.com.br/as-mulheres-poetas-na-literatura-brasileira/?fbclid=IwAR0Tox3Ud9No0ZhqUBhUm3jE4sAnYZPSBVMbw_DYOWmrrzyEdSqDLvu5H_I
“Mar de Gente” (Gabi Buarque)
Mar de Gente é uma canção-manifesto, inspirada nas lutas diárias a favor da democracia. Além de homenagear autoras negras como Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Maria Firmino dos Reis, este samba também procura dar voz aos que foram silenciados pelo Estado. Participações especiais de Áurea Martins, Mariana Baltar, Nina Wirtti, Silvia Duffrayer e Thaís Macedo.
Gabi Buarque lança “Mar de Gente”. Veja o clipe do CD com cantoras guerreiras
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!