Sarau Delivery e os 107 anos de Vinicius de Moraes: imortal, posto que é chama

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado

De manhã escureço / De dia tardo / De tarde anoiteço /De noite ardo. A oeste a morte / Contra quem vivo / Do sul cativo / O este é meu norte / Outros que contem / Passo por passo: / Eu morro ontem / Nasço amanhã / Ando onde há espaço: /  Meu tempo é quando. (Vinicius de Moraes)

Sarau Delivery dedica hoje a sua edição à Vinicius de Moraes. Foi por intermédio do cineasta, roteirista, poeta, professor de literatura e cinema, Nirton Venancio que soubemos do aniversário de Marcus Vinicius de Moraes no último 19 de outubro. Vejam texto de Nirton Venancio mais abaixo. 

 Perdão, Vinicius pelos cumprimentos tardios aos seus 107 aninhos, mas como você está sempre com a gente, vai nos entender nestes confusos tempos de pandemia.




 Ele que foi tantos, como disse do maestro Moacir Santos. O jornalista e escritor Sérgio Porto, via seu heterônimo Stanislaw Ponte Preta, certa vez declarou:  “Claro que ele é plural, ele é Vinicius de Moraes. Se fosse um só, seria Vinicio de Moral”.

Não é clichê. Ficaríamos aqui dias a fio recordando Vinicius. Ele que já foi tanto biografado, mas que sempre será infinito. Mas, como é inacabável, tem mais abaixo sobre o grande poeta, tão grande que ganhou esta referência do não menos Carlos Drummond de Andrade: “Único poeta que viveu como poeta, levou sua poesia até as camadas populares, algo extraordinário”

Agora, vamos ver um pouquinho de música com um bom papo de Vincius com Tom Jobim, de Vincius com Sérgio Buarque de Holanda e Maria Amélia e com Baden falando do poetinha.

 

Video gravado na Itália, com Vincius e Tom Jobim em “Felicidade” e “Água de Beber”, arriscando o idioma italiano.

 

“Samba Orly”. Vinicius de Moraes explica a parceria com Chico e Toquinho em conversa com Sérgio Buarque de Holanda e Maria Amélia, pai e mãe de Chico Buarque.

 

Aqui o texto de Nirton Vernancio sobre os 107 de Vinicius: “E neste dia 19 de outubro, quando se comemora 107 anos de seu nascimento, até o papa Francisco lembrou dele. No começo do mês, no momento em que lia o texto sobre a sua nova encíclica, “Fratelli tutti” (Todos irmãos), na qual pede o fim do dogma neoliberal e defende a fraternidade com atos e não apenas com palavras, fez referência à composição em parceria com Baden Powell, de 1967, “Samba da bênção”, dizendo que “a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida”.  A benção do argentino Francisco ao xingamento nascido numa noite portenha. Saravá! Leia o texto completo aqui: https://bemblogado.com.br/site/vinicius-de-moraes-por-nirton-venancio/Baden Powel fala sobre

 

Bande Powel conta sobre  um engano regado a alto grau etílico de Vinicius, com Chopin no meio. 

 

“Onde Anda Você” cantada Mart’nália:

Da esquerda para a direita: Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Mario Quintana e Paulo Mendes Campos na casa do cronista Rubem Braga, 1966.

Aqui, um pouco de Vinicius de Moraes por amigos, poetas e escritores:

http://www.tirodeletra.com.br/relacoes/ViniciusdeMoraespCarlosDrummonddeAndrade.htm

 

Elis Regina em “Canto de Ossanha” (Vincius e Baden Powel) 1966

 

Maria Bethânia – Samba da bênção de Vinicius de Moraes e Baden Powel

 

Mais sobre Vinicius aqui num site da Companhia das Letras:

O mundo jogou tudo o que pôde contra sua vocação de poeta. Morou em Los Angeles, em Paris, em Montevidéu, em Roma, em Salvador. Teve nove casamentos, um batalhão de parceiros, atravessou o país de ponta a ponta fazendo shows para universitários e morreu em 1980, dentro de sua célebre banheira, como um anjo flutuando na água, quando o país ainda amargava a sombra do regime militar. Aqui, o texto completo: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe/trecho.php?codigo=10299

 

Jornal GGN: Vinicius e sua banheira da criação, por Lourdes Nassif

 

Sobre livro escrito pela neta Mariana:

https://bemblogado.com.br/site/a-historia-de-vinicius-de-moraes-contada-pela-neta-mariana-revela-o-artista-que-exaltou-a-alma-brasileira/

 

Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte!

 

::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias