Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?
(Bertolt Brecht)Não te rendas, por favor, não cedas: / mesmo que o frio queime / mesmo que o medo morda / mesmo que o sol se ponha e se cale o vento / ainda há fogo na tua alma / ainda existe vida nos teus sonhos / Porque cada dia é um novo início / porque esta é a hora e o melhor momento / Porque não estás só, por eu te amo. (“Trecho de “Não Te Rendas”, Mário Benedetti)
A História é um carro alegre / Cheio de um povo contente / Que atropela indiferente / Todo aquele que a negue (Trecho de “Canção para a Unidade da América Latina, Chico Buarque / Pablo Milanez)
A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será (Eduardo Galeano)
Sarau Delivery está aqui mais uma vez para lembrar que depende de nós, principalmente, estancar as mortes pela Covid-19. Já somos mais de 270 mil mortos. Sim, grafo já fomos, porque cada um que parte leva um pouco da gente e deixa um deles, como disse Saint Exupery. Depende nós, lutarmos pela nossa saúde mental e reagir aos negacionistas.
Temos que nos precaver, além de ignorar os propagadores do apocalipse, que riem das nossas mortes, que tripudiam sobre a vacina, postergando sua aquisição, que dançam sobre nossas covas (e não adianta querer enganar depois do discurso do Lula. Sabemos quem são vocês e o que fizeram e fazem nas quatro estações).
Outro dia li que a melhor vingança é ser feliz. Sim, ser feliz, mas ser consciente. Qualquer desatenção , não é Chico?, pode ser a gota d’água, mas não podemos deixar nossos corações um pote até aqui de mágoa. Deixemos um “espaçozinho” de esperança e luta.
Citamos aqui alguns pensamentos de quem lutou contra o autoritarismo em tempos passados. Que nos sirvam de exemplo para a luta e resistência. Citamos o poema de Mário Benedetti, “Não Te Rendas”. E, para não esquecermos os carrascos de cada dia, trazemos aqui Mário Lago Filho declamando Pablo Neruda em “Os Inimigos”.
Sim, o Mariozinho, filho do grande Mário Lago, aquele que afirmou: “Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo: Nem ele me persegue, nem eu fujo dele, um dia a gente se encontra”.
Vamos firmar este acordo. Não deixemos que estes tempos sombrios nos persigam, mas não vamos fugir deles, enfrentando-os.
E hoje, a melhor forma de enfrentá-los, é não hesitar, não vacilar, é se preservar. Sem se esquecer daqueles que se fizeram nossos inimigos, inimigos de nossas vidas.
Ah, colabore com a campanha de Mário Lago Filho que se expira amanhã (veja abaixo, pelo Kicante). Você só vai ganhar com isso e a arte da Família Lago vai continuar se eternizando.
Vejam também um pouquinho do grande Mário Lago. Ah, que saudades do Mário!
“Os Inimigos” – Pablo Neruda
Mário Lago relembra comoção popular gerada por suas prisões durante a ditadura
Expira dia 12 de março. Contribua para a campanha do CD “Mariozinho Lago… de samba e poesia” foi idealizado para comemorar os 65 anos do poeta e compositor Mario Lago Filho, o Mariozinho Lago, que serão completados em abril.
De samba e Poesia: Contribua para o CD de Mariozinho Lago e seja muito bem recompensado
Não te Rendas” (Mário Benedetti)
Não te rendas, ainda estás a tempo
de alcançar e começar de novo,
aceitar as tuas sombras
enterrar os teus medos,
largar o lastro,
retomar o vôo.
Não te rendas que a vida é isso,
continuar a viagem,
perseguir os teus sonhos,
destravar os tempos,
arrumar os escombros,
e destapar o céu.
Não te rendas, por favor, não cedas,
ainda que o frio queime,
ainda que o medo morda,
ainda que o sol se esconda,
e se cale o vento:
ainda há fogo na tua alma
ainda existe vida nos teus sonhos.
Porque a vida é tua, e teu é também o desejo,
porque o quiseste e eu te amo,
porque existe o vinho e o amor,
porque não existem feridas que o tempo não cure.
Abrir as portas,
tirar os ferrolhos,
abandonar as muralhas que te protegeram,
viver a vida e aceitar o desafio,
recuperar o riso,
ensaiar um canto,
baixar a guarda e estender as mãos,
abrir as asas
e tentar de novo
celebrar a vida e relançar-se no infinito.
Não te rendas, por favor, não cedas:
mesmo que o frio queime,
mesmo que o medo morda,
mesmo que o sol se ponha e se cale o vento,
ainda há fogo na tua alma,
ainda existe vida nos teus sonhos.
Porque cada dia é um novo início,
porque esta é a hora e o melhor momento.
Porque não estás só, por eu te amo.
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!