Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogada –
“Se números frios não tocam a gente, espero que nomes consigam tocar” (Bráulio Bessa e Chico César)
Sarau Delivery traz um vídeo com a OCAM – Orquestra de Câmara da USP, Chico César, Bráulio Bessa, Neymar Dias, Coro de Câmara Comunicantus e Coral da ECA/USP do final de setembro de 2020, quando os escabrosos números de baixas pela Covid-19 eram de 140 mil mortos. Hoje, com 200 mil mortos, muita gente ainda não se tocou que os números frios representam nomes de parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, que pode ser, no futuro, o seu…
Infelizmente, não tocou o inominável que desdenhou desde sempre da pandemia. Ele se omite, por trás de sua incompetência e maldade, em tomar atitudes de estadista sério. O pior de tudo: nunca demonstrou o mínimo de sensibilidade, de solidariedade para com os mortos, muitos deles gerados pela sua inação.
Até 08 de janeiro, o país vizinho Uruguai contou 240 mortes. Sim, 240 mortos dos seus 3,5 milhões de habitantes. Se o Brasil fosse um país com governantes sérios, como o Uruguai se apresenta, teríamos 14.538 mortos. O que já não seria pouco.
Estes são os números frios, que não tocam o inominável e seus seguidores, esperamos que nomes consigam tocar.
Texto da postagem:
“Em meio à pandemia do Coronavirus, com números assombrosos de infectados e de mortos no Brasil e no mundo, procuramos, através de mais esta obra, sensibilizar a sociedade no sentido de celebrar a identidade e a vida dessas vítimas, iluminando suas histórias e nos rebelando quanto à maneira massificada e indigente de se contar corpos perdidos nessa dolorida batalha. “Espero que nomes consigam tocar!” foi criada a partir da canção “Inumeráveis” (Bráulio Bessa & Chico César) como uma homenagem às vítimas da covid-19.
O vídeo traz como convidados Chico César, Bráulio Bessa, Neymar Dias, Coro de Câmara Comunicantus e Coral da ECA/USP. A direção musical é de Gil Jardim e a direção de arte é de Anderson Penha. Mesmo trabalhando online, a OCAM exalta a vocação civilizatória da música e coloca sua energia em produções que estimulem a sociedade brasileira a ouvir a si mesma, identificando e acolhendo o clamor de sua gente, de sua natureza, de sua terra.
O vídeo estreou no dia 25 de setembro, no Band Notícias.”
Para não ficarmos só na tristeza, que hoje é o que prepondera, vamos tomar uma vacina de resistência, de perseverança, com este vídeo aberto por Zeca Pagodinho, com músicos como Moacyr Luz, Paulão Sete Cordas, Nilze Carvalho, Carlinhos de Jesus… Veja o nome de todos abaixo:
Participantes do vídeo: Zeca Pagodinho, Paulão 7 Cordas, Binha, Rodrigo Jesus, Alex Almeida, Jagunço do repique, Dudu Oliveira, Júlio Estrela, Arlindinho, Ana Costa, Anderson Molejo, Andrezinho Molejo, Carlinhos de Jesus,Clarisse Magalhães, Darcy Maravilha, Elisa Addor, Gabriela Pasche, Ivo Meirelles,Juliana Diniz, Juninho Thybau, Leandro Sapucahy, Lucas de Moraes,Luciano (Swing e Simpatia), Marcelinho Moreira, Marcelle Motta, Márcia Guedes, Mari Ribeiro, Maria Arruda, Marquinho Pato, Marquinho PQD, Maryzélia, Moacyr Luz, Nando do Cavaco, Nilze Carvalho,Renato Milagres, Roberta Espinosa.
Chico César na marchina: “Eu vou tomar Vacina…”
Brasil 247: 200 mil mortos de 200 mil famílias e o descaso de quem deveria comandar o país
Por Washington Luiz de Araújo
Números no Uruguai: pandemia
https://www.google.com/search?q=Uruguai%2C+mortos+pela+…
Folha informativa COVID-19 – Escritório da OPAS e da OMS no Brasil
https://www.paho.org/pt/covid19
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte!