Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens? (Guimarães Rosa)
Sarau Delivery, em clima de retrospectiva, continua falando da destruição da natureza. Em plena pandemia, o projeto de devastação do meio ambiente não foi abandonado pelos “desmandantes” do Brasil, pelo contrário, como disse aquele ministro do charuto: “enquanto a boiada passa…”.
Mas aqui não tem gado, não. Aqui tem música da boa, alertando sobre a devastação da natureza que, na verdade, é a destruição de tudo. O Sarau realizou em outubro uma semana de arte pela natureza, mas apresentamos ainda outros vídeos sobre o tema apresentados além desta semana.
Vejam abaixo alguns dos vídeos divulgados no Youtube e as postagens no Bem Blogado, com os artistas Cristina Braga, Osni Ribeiro, Anamaria Leme, Manu Saggioro e Kris Pires, Thiago de Melo e o filme “Dossiê Viventes – O Pampa Viverá”.
Leia ainda matéria “Não tem mais mundo pra todo mundo”, A Pública, com Deborah Danowski, professora, doutora e pós-doutora em filosofia, uma das maiores estudiosas do aquecimento global, ou do colapso ecológico e militante ambiental aguerrida.
A grande harpista e cantora carioca Cristina Braga toca “Asa Branca”, um clássico da música brasileira. As agruras despejadas na sua letra, atribuídas a Deus, devem ser analisadas sobre o prisma de que se os governantes não fossem autoritários e exploradores da pobreza, solução haveria para a estiagem que tanto sacrificou e ainda sacrifica o povo nordestino.
Nesta postagem, o rio vai desembocar no mar, como é natural. O violeiro, cantor e compositor Osni Ribeiro, de Botucatu(SP) dá um dedinho de prosa, canta e toca para o povo do Sarau Delivery a música “Para Onde Vai o Rio”, de 1990, de sua autoria e “Rio amargo”, dele e de Paulo Nunes. Osni Ribeiro canta “Para Onde Vai o Rio”
Anamaria Leme canta “Planeta Água”, de Guilherme Arantes
Manu Saggioro e Kris Pires – Vida da Floresta
Sarau Delivery se embrenha com Manu Saggioro na floresta lírica, ameaçada de destruição
Sarau Delivery: denúncia da destruição pelas mineradoras no filme “Dossiê Viventes – O Pampa Viverá”
Por Marina Amaral, compartilhado de A Pública –
A filósofa, que pesquisa há anos “a quebra da relação do homem com o mundo”, diz que a pandemia foi “uma pancada”, mas a sociedade ainda não percebeu a extensão e a urgência do colapso ecológico, em parte pela ação dos negacionistas financiados pela elite
Deborah Danowski não é apenas professora, doutora e pós-doutora em filosofia. Ela é uma das maiores estudiosas do aquecimento global, ou do colapso ecológico, como ela prefere, e militante ambiental aguerrida. Com o companheiro, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, divide alguns cursos na pós-graduação Pós-Graduação da PUC, e a autoria de um livro que vem dando muito o que pensar. Texto na íntegra:
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte!