Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Tenho um livro sobre águas e meninos / Gostei mais de um menino / que carregava água na peneira / A mãe disse que carregar água na peneira / era o mesmo que roubar um vento / e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos / (…) “Foi Capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela / O menino fazia prodígios / Até fez uma pedra dar flor /
A mãe reparava o menino com ternura / A mãe falou: Meu filho você vai ser poeta! / Você vai carregar água na peneira a vida toda / Você vai encher os vazios com as suas peraltagens / e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos!” (Manoel de Barros, o poeta do Pantanal para o mundo)
Sarau Delivery faz hoje uma retrospectiva sobre uma das maiores catástrofes acontecidas contra a natureza neste ano sem graça, pleno de desgraça, de 2020.
Esta retrospectiva, com cantos e acordes sobre as queimadas do Pantanal, incentivadas por um louco que acha que o Brasil é a Roma de Nero, traz em primeira mão para o Sarau música do cantor e compositor Naldinho Freire e Lau Siqueira sobre a bela região brasileira tão maltratada nos últimos tempos.
Milhares de “meninos” e “meninas” se reuniram e protestaram com seus cantos contra este descaso, este verdadeiro crime de lesa pátria. Carregaram água na peneira para amenizar o fogo da intolerância que tomou conta de nosso país, com músicas pelo Pantanal. Estes “meninos” e “meninas” estão apagando com música o fogo devastador da insensatez.
Veja também Tetê Espíndola, Carlinhos Vergueiro e João Bá cantando o Pantanal. Em parceria, milhares de intérpretes, músicos, produtores, editores se reuniram.
“Pantanal” (Naldinho Freire e Lau Siqueira)
Eu Quero Ver (Carlinhos Vergueiro, Landinho Marques, J. Petrolino)
“Artistas unem suas vozes em defesa do Pantanal O Pantanal está sendo consumido pelas chamas e pelo descaso das autoridades. O desmonte dos órgãos de fiscalização e das políticas voltadas à preservação do meio ambiente foi o combustível que faltava para que áreas fundamentais para a biodiversidade estejam virando cinzas. Motivados pela indignação, artistas se uniram para levar uma mensagem de repúdio à destruição e de exaltação às nossas riquezas naturais.”
Sarau Delivery se queima de dor, mas canta com Tetê Espíndola e outros grandes artistas “Adeus Pantanal”, premonição de Itamar Assumpção
Sarau Delivery traz a poesia de Manoel de Barros e a música de João Bá em resposta às queimadas no Pantanal
Manoel de Barros e o menino que carregava água na peneira
Fogo no pantanal, rios secos no Paraguai: o colapso climático na América do Sul
Com Pantanal e Amazônia em chamas, Bolsonaro diz que “vai pra cima” dos ambientalistas
Onça-pintada, que teve quatro patas queimadas em incêndio no Pantanal, volta a caminhar após tratamento com células-tronco
‘Cenário desolador e frustrante’: 25 imagens que ilustram tragédia no Pantanal
‘Cenário desolador e frustrante’: 25 imagens que ilustram tragédia no Pantanal
Aqui, as postagens com textos com músicos cantando e tocando pelo Pantanal:
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte!