Sarau Delivery escala Maradona. Afinal, o futebol de Dieguito era arte pura

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –

Mas os deuses não se aposentam, por mais humanos que sejam (Eduardo Galeano, sobre Maradona)

Sarau Delivery vai falar hoje, lógico, de Diego Maradona. Mas, me pergunta minha companheira Carmola, “o Sarau não é sobre arte?”. “Sim, Carmolinha, e o que Maradona fazia em campo era o quê?”

E para falar de Maradona ninguém melhor do que o grande escritor, humanista, libertário, uruguaio Eduardo Galeano. Ao literato, Maradona se despediu em 2015 com as palavras: “Obrigado por me ensinar a ler o futebol. Obrigado por lutar como um camisa 5 e fazer gols como um 10. Obrigado também por me entender”.




No Sarau, textos de Eduardo Galeano sobre Dieguito, falando, poeticamente, de um deus do futebol que ousou ser simplesmente mais um errático ser humano fora das quatro linhas.

Ah, e como todo o Sarau, temos música. Mano Chao canta o maravilhoso craque em dois vídeos, com imagens eletrizantes de gols e de torcidas. Apresentamos ainda o vídeo “Mais que 90 Minutos”, falando de política, lógico, indicado pelo amigo, professor humanista Luís Marola.

Começa o jogo!

 

O Parto (Eduardo Galeano)

“Ao amanhecer, dona Tota chegou a um hospital no bairro de Lanús. Ela trazia um menino na barriga. No umbral, encontrou uma estrela, na forma de prendedor de cabelos, jogada no chão.

A estrela brilhava em um lado, e no outro não. Isso acontece com as estrelas, toda vez que caem na terra, e na terra se reviram: em um lado são de prata, e fulguram esconjurando as noites do mundo; e no outro são só de lata.

Essa estrela de prata e de lata, apertada na mão, acompanhou dona Tota no parto.

O recém-nascido foi chamado de Diego Armando Maradona.”

 

Aqui, vídeos com Manu Chao, francês, filho de espanhóis, com duas músicas dedicadas a Maradona. Vejam as imagens com o grande craque.

“La Vida Tombolo – Si yo Fuera Maradona” (Mano chao)

 

“Santa Maradona” (Mano Chao)

 

 

Eduardo Galeano: “Maradona, o deus sujo do futebol”

Diego Armando Maradona foi adorado não apenas por causa de seus prodigiosos malabarismos, mas também porque era um deus sujo, pecador, o mais humano dos deuses. Qualquer um podia reconhecer nele uma síntese ambulante das fraquezas humanas: mulherengo, beberrão, comilão, malandro, mentiroso, fanfarrão, irresponsável.
https://bemblogado.com.br/site/maradona-por-eduardo-galeano-o-deus-sujo-do-futebol/

 

Eduardo Galeano escreve sobre gol do século, feito por Maradona, visto e guardado na memória por um futuro cego, treinador e presidente de clube de futebol

“Ganhou, por esmagadora maioria, o gol de Diego Maradona no Mundial de 1986, quando dançando com a bola grudada no pé, deixou seis ingleses perdidos pelo caminho.
Essa foi a última imagem do mundo que foi vista por Manuel Alba Olivares.”
https://bemblogado.com.br/site/eduardo-galeano-e-a-historia-do-cego-que-gracas-a-um-gol-de-maradona-virou-tecnico-de-futebol/

 

Detalhes sobre os textos de Eduardo Galeano englobando futebol e, logicamente, Maradona, aqui neste link: http://www.literaturanaarquibancada.com/2019/06/fechado-por-motivo-de-futebol.html

 

Palavras de Maradona quando da morte de Eduardo Galeano, em 2015, em postagem da ESPN:
Maradona se despede de Galeano: ‘Obrigado por me ensinar a ler o futebol’
“Obrigado por me ensinar a ler o futebol. Obrigado por lutar como um camisa 5 e fazer gols como um 10. Obrigado também por me entender. Obrigado, Eduardo Galeano: em uma equipe fazem falta muitos como você. Vou sentir saudades”. http://www.espn.com.br/noticia/501035_maradona-se-despede-de-galeano-obrigado-por-me-ensinar-a-ler-o-futebol

 

Curta “Mais que noventa minutos”, de Cadu Marconi, co-direção de Nina Tedesco, sobre protesto contra vinda do então presidente dos EUA, George Busch, e comparações sobre a presença de Maradona num protesto semelhante em Mar Del Plata e a ausência de craques como Pelé, Zico e outras personalidades em manifestações políticas

https://www.youtube.com/watch?v=8RUZM9HMLUw…

 

Documentários mostram as diferentes facetas de Diego Maradona

https://www.uai.com.br/app/noticia/cinema/2020/11/25/noticias-cinema,265316/documentarios-mostram-as-diferentes-facetas-de-diego-maradona.shtml

 

Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias